Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras

Authors

  • Walber Christiano Lima da Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA http://orcid.org/0000-0003-2440-8564
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará - UFPA

Keywords:

Surdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein.

Abstract

O presente artigo objetiva apresentar discussões acerca da aprendizagem das operações fundamentais por alunos surdos. Pela especificidade linguística, os surdos compreendem o mundo de forma diferente do ouvinte e, com isso, se torna importante que, no cenário inclusivo, sejam respeitadas as particularidades deste público-alvo da educação especial e inclusiva. Neste estudo, apresenta-se o embasamento teórico a partir de alguns dos conceitos da filosofia de Wittgenstein e de alguns autores que se debruçam acerca da educação matemática para surdos. Constatou-se que o uso da Libras, aliado a propostas visuais, traz êxito na aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos surdos. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Professor Adjunto C 601 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Área de Concentração: Educação Matemática e Linha de Pesquisa: Etnomatemática, Linguagem, Cultura e Modelagem Matemática. Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM - UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo Juventude, educação e sociabilidades (JEDS/UEPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM/UNIFESSPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação (1985) e Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d?Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

Published

2019-12-22

How to Cite

Costa, W. C. L. da, & Silveira, M. R. A. da. (2019). Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 128-142. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992

Issue

Section

Educação Matemática na Escola Inclusiva