O software “Maple” no estudo de funções de várias variáveis

Authors

  • Neri Terezinha Both Carvalho niversidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rosimary Pereira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o uso do software MAPLE V na abordagem de funções de várias variáveis, em particular, no estudo do gráfico e de curvas de nível dessas funções. As variáveis didáticas estudadas são de duas naturezas: relativas aos objetos matemáticos estudados (domínio e eixos coordenados). Um aspecto importante evidenciado é a indissociabilidade entre o “nível gráfico” e o “nível teórico”. O gráfico (desenho Maple), por si só não oferece ao aluno a oportunidade de avaliação. É o professor quem questiona e cria situações em classe, que desestabilizam o aluno para que ele continue a investigação, seja do gráfico, do domínio ou das curvas de nível. Para isso, o professor precisa conhecer as limitações e as potencialidades do software escolhido. Ao preparar uma aula com apoio computacional, o professor precisa criar situações, evidenciando esses pontos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-01-12

How to Cite

Carvalho, N. T. B., & Pereira, R. (2019). O software “Maple” no estudo de funções de várias variáveis. Educação Matemática Em Revista, 52-60. Retrieved from https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1700

Issue

Section

Artigos