O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal
Palavras-chave:
Contextualização Matemática. Educação Ambiental. Aprendizagem. Geometria da Natureza.Resumo
Parte dos problemas acerca da dificuldade de interpretação e assimilação dos conteúdos matemáticos pode estar relacionada ao não estabelecimento de correspondência com o cotidiano e, nesse contexto, está a complexidade da aprendizagem da geometria retratada pelos discentes. Apresenta-se, aqui, uma proposta na qual é possível aprender matemática relacionando-a com a natureza, por meio de registros de imagens, além de promover Educação Ambiental na escola, com a coleta de objetos descartados na natureza. Dessa forma, despertou-se o interesse dos discentes pela disciplina e maior participação nas aulas, o que contribuiu para internalizar o seu aprendizado. Assim, é possível identificar elementos que permitam relacionar o ambiente com a matemática, de forma que os discentes se sensibilizem quanto ao uso racional dos recursos naturais, visando à preservação do meio e promovendo a descoberta de novos processos de ensino e aprendizagem de geometria a partir da observação das figuras geométricas identificadas na natureza.