Ensinando probabilidades no Ensino Fundamental

Autores

  • Silvana Andrade de Oliveira Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira
  • Irene Mauricio Cazorla Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Probabilidades, Educação Básica, PCN

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de ensinar probabilidades na 5ª série do Ensino Fundamental. Foi utilizado o jogo “Os passeios aleatórios de Mônica”, em que a personagem visita seus amigos, por diversos caminhos escolhidos aleatoriamente segundo o resultado do lançamento de uma moeda. Foram explorados conceitos básicos de probabilidade, definições, caminhos possíveis, estimativas de probabilidades, dentre outros. Os alunos construíram os cartazes, jogaram moedas, representaram os caminhos e construíram gráficos de barras utilizando papel milimetrado e quadriculado. A experiência mostrou que essa forma de apresentar as noções básicas de probabilidade é bem sucedida, pois os alunos se envolveram na atividade, demonstrando uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-05-24

Como Citar

Oliveira, S. A. de, & Cazorla, I. M. (2017). Ensinando probabilidades no Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, (24), p. 03-06. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/879

Edição

Seção

Artigos