Reflexões sobre o Papel da Avaliação no Ensino-Aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Emerson da Silva Ribeiro Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marta Maria Pontin Darsie Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre o papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no contexto específico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele se insere dentre os estudos que visam contribuir para o debate e a pesquisa com vistas à compreensão das práticas avaliativas na educação matemática de jovens e de adultos. Trata-se de um recorte de uma dissertação que abordou as concepções de avaliação, educação matemática e EJA de professores de Matemática dessa modalidade de ensino. Os resultados indicam que as práticas avaliativas no processo de ensino-aprendizagem da Matemática devem ser ressignificadas na EJA, contrapondo-se às características classificatória e excludente, de modo que não se acrescente outros limites aos já impostos pela vida, para não significarem uma nova discriminação dos educandos, que retomam a escolarização e estão ávidos por se incluírem nos espaços socioculturais depois de serem excluídos precocemente da escola ou de jamais terem frequentado os bancos escolares.

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Biografia do Autor

Emerson da Silva Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Adjunto II do Departamento de Matemática e Estatística, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná

Publicado

2018-01-21

Como Citar

Ribeiro, E. da S., & Darsie, M. M. P. (2018). Reflexões sobre o Papel da Avaliação no Ensino-Aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Educação Matemática Em Revista, 22(56), 86-96. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/857

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática