Prova em Duas Fases na formação inicial: da avaliação como prática de investigação a uma estratégia de formação

Palavras-chave:

Educação Matemática. Avaliação como prática de Investigação. Prova em Duas Fases. Avaliação como oportunidade de aprendizagem. Formação de professor.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma investigação realizada a partir da aplicação de uma Prova em Duas Fases no contexto de formação inicial de professores de Matemática. Pretende-se apresentar a utilização de um instrumento de avaliação Prova em Duas Fases como um processo de avaliação como prática de investigação e argumentar que a Prova em Fases, no contexto da formação inicial, subsidia práticas de ensino, de aprendizagem, de investigação e de formação. A amostra coletada para este estudo contou com a participação de 25 estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, que argumentaram a respeito do que entendiam por “pensamento algébrico”. A partir da análise realizada, foi possível identificar: que a maioria dos estudantes vincula o pensamento algébrico à capacidade de generalizar; que a intervenção promovida se caracterizou como um processo simultâneo de avaliação e de aprendizagem; e que a prova em duas fases pode se configurar como uma estratégia de formação.

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Publicado

2018-01-21

Como Citar

Prova em Duas Fases na formação inicial: da avaliação como prática de investigação a uma estratégia de formação. (2018). Educação Matemática Em Revista, 22(56), 334-349. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/855

Edição

Seção

Avaliação e a Sala de Aula de Matemática