Interdisciplinaridade e Pesquisa na Formação do Professor de Matemática: conhecendo caminhos integradores na/pela sala de aula
Resumo
A interdisciplinaridade e a pesquisa surgem como princípios complexos, desafiadores e necessários à formação de professores. Na Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de profissionais do magistério para a Educação Básica, os Núcleos de Estudos Integradores/Projetos Integradores (200h) desvelam-se como componente favorável à interdisciplinaridade e à prática da pesquisa na formação docente. Assim, levanta-se a problemática: quais as possibilidades de o Projeto Integrador potencializar a interdisciplinaridade e a pesquisa na Licenciatura em Matemática? É um Estudo de Caso, de abordagem qualitativa e natureza descritivo-exploratória. As discussões são referenciadas em Fazenda (2008; 2001), Demo (2007), Brasil (2015), PPC de Matemática (2016). Os resultados apontaram expressivas possibilidades de mobilizar e articular de forma interdisciplinar a Matemática por caminhos em que o licenciando pode ensinar e aprender com e pela pesquisa.