Erros e Obstáculos no Processo de Aprendizagem de Derivadas: uma análise bilateral docente/discente
Palavras-chave:
Obstáculos, Análise de Erros, Aprendizagem, DerivadasResumo
Neste texto, é exposta uma abordagem da análise de erros, atrelada à noção de classificação dos obstáculos na perspectiva de Brousseau (1976), e como esta metodologia foi inserida como proposta de ensino e de aprendizagem. O objetivo é investigar e analisar os erros e obstáculos dos discentes, bem como suas próprias análises desses erros, em uma turma de ingressos no Curso de Engenharia Civil da Instituição Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus Eunápolis, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Aderindo a uma perspectiva quanti-qualitativa construtivista, com base nas análises das produções escritas dos discentes, a partir de uma categorização predeterminada, foi possível verificar as dificuldades que os discentes encontravam para adquirir a aprendizagem de derivadas. São abordados também os resultados positivos que esta metodologia de ensino, aprendizado e avaliação proporcionam ao estudante.