Os Sentidos da Avaliação da Aprendizagem Segundo Professores e Alunos de Cálculo Diferencial e Integral
Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem. Cálculo Diferencial e Integral. Licenciatura em Ciências e Matemática.Resumo
Esse artigo apresenta uma pesquisa sobre avaliação da aprendizagem na disciplina Cálculo Diferencial e Integral, realizada com alunos e professores de licenciatura em Ciências e Matemática em uma universidade pública. É uma pesquisa qualitativa em que foram realizados questionários com os docentes da instituição, e entrevistas semiestruturadas com os alunos. O objetivo foi identificar as concepções de avaliação desses professores e apreender o modo como estes avaliam seus alunos. A análise dos dados desta pesquisa permite inferir que o modelo de avaliação predominante em Cálculo Diferencial e Integral, nessa instituição investigada, é o tradicional, que valoriza a memorização e a reprodução de conhecimentos prontos e acabados. Porém, há indicativos de mudanças na prática avaliativa, como, por exemplo, a utilização de instrumentos avaliativos diversificados e a preocupação de docentes com a aprendizagem dos seus alunos.