Uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): em discussão as tarefas escolares de matemática e a formação de professores
Palavras-chave:
Formação continuada de professores. Ensino de Matemática. Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).Resumo
O objetivo neste artigo é analisar tarefas de matemática propostas aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Programa de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, tendo como fonte os cadernos de alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de um município do Noroeste do Paraná. Apresenta-se a concepção de matemática e a relação com os programas de formação continuada ofertados aos professores alfabetizadores, discute-se a formação no PNAIC e a proposta de trabalho no ensino da matemática em sala de aula e analisam-se as tarefas dos escolares do 1o ano contidas em seus cadernos. Os resultados do estudo contribuem para a melhor organização dos programas de formação continuada de professores e com os estudos relacionados à organização do ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização.