Reflexões de uma Professora do 3º Ano do Ensino Fundamental sobre a Realização de uma Atividade multiplicativa no âmbito de uma Formação Continuada baseada na espiral RePARe
Palavras-chave:
Formação, reflexão, experiência pedagógicaResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a realização de uma atividade desenvolvida a partir de uma formação continuada sobre o estudo das estruturas multiplicativas, no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais. A formação aconteceu em uma escola da rede municipal de Ilhéus e faz parte de um projeto de pesquisa, mediado por um grupo de pesquisadores da UESC. A atividade abordava produto de medidas e foi desenvolvida em quatro etapas: (a) contação de história, (b) uso de instrumentos de medida e realização de atividades no livro didático do aluno, (c) medição da sala de aula e (d) resolução de duas situações-problema para sistematizar o conteúdo. O relato traz no aporte teórico de Tardif (2005), Nóvoa (1997), Santos (2015), Magina (2008, 2016). A partir da ação de refletir a prática pedagógica dentro dos fundamentos teóricos,pôde-se desmistificar a ideia arcaica de que a Matemática fosse apenas cálculos, viu-se que é possível, sim, aprender e ensinar essa disciplina de forma contextualizada e significativa.