Tarefas de Investigação Matemática em Livros Didáticos do 8º Ano Aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD (2014)
Palavras-chave:
PNLD. Educação Matemática. Tendências educacionais. Tarefas investigativas.Resumo
A Investigação Matemática é uma importante tendência da Educação Matemática, seja pela literatura produzida sobre o assunto, seja por sua presença em documentos oficiais. No entanto, a partir do estudo da literatura, observou-se que há poucos estudos que reúnem tarefas de Investigação Matemática para o ensino de Matemática, voltado à Educação Básica. Sob essas condições, assumindo aspectos da pesquisa qualitativa, este trabalho analisa os livros didáticos da disciplina de Matemática, aprovados pelo PNLD 2014, a fim de averiguarmos a presença de tarefas com características desta tendência, interrogando: Os livros didáticos do 8º ano, aprovados pelo PNLD 2014, contemplam tarefas de Investigação Matemática? Quais são estas tarefas? Com que frequência aparecem? O que isso revela? Foram realizadas reflexões sobre a presença dessas tarefas no tocante ao seu papel na prática pedagógica dos professores de Matemática. A partir desta análise, conclui-se que tais tarefas pouco aparecem nos livros analisados.