Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil

Autores

  • Alessandra Rodrigues de Almeida Unicamp
  • Karina Luiza Silva Fernandes Unicamp
  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC Campinas

Resumo

Este texto relata a experiência de um trabalho com probabilidade e estatística, realizado com uma turma de Educação Infantil a partir de discussões do Grupo de Estudos Professores Matematizando no Ensino Fundamental (GEProMAI), do qual as autoras fazem parte. Neste trabalho, apresentam-se alguns estudos sobre o tratamento da informação nesse nível educacional e são descritas as atividades desenvolvidas com as crianças. Para o planejamento e desenvolvimento das atividades, as autoras basearam-se na interação e no diálogo entre as crianças; e como perspectiva metodológica, adotaram-se os estudos realizados por Lopes (2008) e por Moura e Lopes (2002). O trabalho possibilitou um bom contato inicial das crianças com a Estatística por meio de atividades lúdicas e criou oportunidades para que elas pudessem levantar hipóteses, explorar informações e sistematizar dados de um modo diferente do usual utilizando gráficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues de Almeida, Unicamp

Licenciada em Matemática. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – UNICAMP.

Karina Luiza Silva Fernandes, Unicamp

Licenciada em Pedagogia, Professora de Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Campinas-SP. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação pela UNICAMP

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, PUC Campinas

Professora da PUC-Campinas, atuando nas licenciaturas e na Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Doutora em Educação: Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Publicado

2017-07-21

Como Citar

de Almeida, A. R., Fernandes, K. L. S., & Megid, M. A. B. A. (2017). Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 98-105. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714

Edição

Seção

Relatos de Experiência