Implementação da educação STEM por meio de atividades didáticas com simulações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.4262

Palavras-chave:

Educação STEM, Simuladores, Braço Robótico, Trigonometria

Resumo

O estudo destaca o papel dos simuladores na Educação, como ferramentas didáticas no processo de aprendizagem, integrados aos princípios da abordagem educacional STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O objetivo foi desenvolver simuladores digitais para uso integrado a sequências didáticas, permitindo que os alunos visualizem situações reais, colocando em prática seus conhecimentos teóricos ao observar e testar suas conjecturas, com foco na Trigonometria. Os simuladores, desenvolvidos com GeoGebra, foram organizados em três atividades independentes com diferentes graus de complexidade, focando na compreensão do espaço e das ações que um braço robótico deve executar. Por não ser uma pesquisa aplicada, os resultados são os próprios simuladores como objetos de aprendizagem disponíveis para uso livre. O estudo mostra que é possível oferecer uma alternativa prática e imersiva para a Educação STEM, ajudando os alunos a aplicarem conhecimentos teóricos em situações reais utilizando simuladores.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Homa, A. I. R. (2024). Implementação da educação STEM por meio de atividades didáticas com simulações. Educação Matemática Em Revista, 29(85), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.4262

Edição

Seção

Recursos Didáticos para a aula de Matemática