Implementação da educação STEM por meio de atividades didáticas com simulações
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.4262Palavras-chave:
Educação STEM, Simuladores, Braço Robótico, TrigonometriaResumo
O estudo destaca o papel dos simuladores na Educação, como ferramentas didáticas no processo de aprendizagem, integrados aos princípios da abordagem educacional STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O objetivo foi desenvolver simuladores digitais para uso integrado a sequências didáticas, permitindo que os alunos visualizem situações reais, colocando em prática seus conhecimentos teóricos ao observar e testar suas conjecturas, com foco na Trigonometria. Os simuladores, desenvolvidos com GeoGebra, foram organizados em três atividades independentes com diferentes graus de complexidade, focando na compreensão do espaço e das ações que um braço robótico deve executar. Por não ser uma pesquisa aplicada, os resultados são os próprios simuladores como objetos de aprendizagem disponíveis para uso livre. O estudo mostra que é possível oferecer uma alternativa prática e imersiva para a Educação STEM, ajudando os alunos a aplicarem conhecimentos teóricos em situações reais utilizando simuladores.
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