Laboratório de Ensino de Matemática: formação continuada de professores de Matemática no sertão pernambucano
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3919Palavras-chave:
Educação Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, Formação de professores que ensinam MatemáticaResumo
Este artigo apresenta aspectos de um estudo finalizado de pós-doutorado em Educação Matemática sobre a compreensão e a utilização do laboratório de ensino de matemática por professores de matemática do sertão pernambucano. Foram realizados quatro encontros de formação continuada de forma presencial, os quais foram registrados por áudio e contaram com a participação de 95 professores dos anos finais do Ensino Fundamental. No primeiro encontro foi aplicado um questionário individual aos professores, com o objetivo de caracterizar esse grupo quanto aos aspectos do estudo proposto. Os resultados indicam que os professores tinham uma compreensão elementar sobre o que é o laboratório de ensino de Matemática, concebendo-o como uma sala de depósito de materiais industrializados e comprados pelas respectivas escolas. Esta perspectiva aponta para uma formação lacunar sobre o que é um laboratório de ensino de Matemática e confirma uma demanda de formação inicial e continuada para o uso dele.
Downloads
Referências
BERTONI, N. E. Mudanças nos conteúdos de matemática e de didática da matemática no curso de magistério: o exemplo do Distrito Federal. In: Ministério da Educação e do Desporto. Boletim Pró – Mat Informa, [S. l.], n. 1, p. 76-83, jul. 1998. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/222458/boletim%20promat%20jul%201998%20artigo%20mudan%c3%a7a%20nos%20conte%c3%bados%20magisterio%20p%2076%20a%2083.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 fev. 2024.
BERTONI, N. E.; GASPAR, M. T. J. Laboratório de ensino de matemática da Universidade de Brasília: uma trajetória de pesquisa em educação matemática, apoio à formação do professor e interação com a comunidade. In: LORENZATO, S. (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 135-151.
D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, Rio Claro, v. 29, n. 51, p. 1-17, abr. 2015. Disponível em: scielo.br/j/bolema/a/XZV4K4mPTfpHPRrCZBMHxLS/?format=pdf. Acesso em: 02 ago. 2024.
EUGENIO, R. S. Letramento probabilístico nos anos finais do ensino fundamental: um processo de formação dialógica com professores de matemática. 2019. 233f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 294 p. ISBN 85-7307-620-8.
KALEFF, A. M. M. R. Vendo e entendendo poliedros. 3. ed. Niterói, RJ: Ed. UFF, 2003.
KALEFF, A. M. M. R. (org.). Vendo com as mãos, olhos e mente: um laboratório e um museu de Educação Matemática para o aluno com deficiência visual. Niterói-RJ: CEAD/UFF, 2016a. Disponível em: http://drive.google.com/file/d/0B-0M9GEU6FsoVRGRoQTZmWTRhTGM/view?usp=sharing_eid&ts=5787e9f0. Acesso em 20 fev. 2024.
KALEFF, A. M. M. R. Memórias de uma trajetória acadêmica de perseverança: vivências de uma educadora matemática em um curso de formação de professores de Matemática. Niterói: CEAD/UFF, 2016b.110 p. ISBN 978-85-620-0757-6. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/livro_ana.pdf. Acesso em: 24 fev. 2024.
KALEFF, A. M. M. R.; GARCIA, S. S.; REI, D. M. Quebra-cabeças geométricos e formas planas. 3. ed. Niterói: Ed. UFF, 2005.
KALEFF, A. M. M. R.; ROSA, F. M. C. A insubordinação criativa e um laboratório de ensino: ações de duas educadoras matemáticas na formação de professores de matemática. In: KALEFF, A. M. M. R.; PEREIRA, P. C. (org.). Educação matemática: diferentes olhares e práticas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. 207 p. ISBN 9786558204015.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-38.
LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. ISBN 978-85-7496-165-1.
OLIVEIRA, C. E.; CAVALCANTE, J. L.; ANDRADE, V. L. V. X. Mapeamento das pesquisas brasileiras sobre laboratórios associados à Matemática: análise de 40 anos de produção. Revista Paraense de Educação Matemática, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 405-426, ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2023.12.28.405-426. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/7544. Acesso em: 20 fev. 2024.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175 p. ISBN 85-224-0273-6.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.