Educação Matemática Inclusiva: Revisão sistemática sobre práticas pedagógicas de professores/as que ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.3897Resumo
A Educação Matemática Inclusiva tem como pressuposto a equidade, garantindo que todos construam conhecimentos matemáticos. O objetivo deste artigo é investigar as produções brasileiras que abordam as práticas pedagógicas dos/as professores/as que ensinam Matemática em salas regulares inclusivas e em salas de recursos, em colaboração com a classe regular, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De abordagem qualitativa, a metodologia utilizada foi a revisão sistemática com análise de nove produções: duas teses e sete dissertações. Os resultados apontam a escassez de pesquisas sobre a temática, a preferência pela abordagem qualitativa, o uso de instrumentos de coleta de dados variados, a prevalência do referencial histórico-cultural e a coexistência de práticas pedagógicas comprometidas com a Educação Matemática Inclusiva e de práticas que ainda não efetivam a inclusão nas aulas de Matemática. Conclui-se, assim, que há necessidade de pesquisas que enfoquem práticas pedagógicas na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva.
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