Atividade de Modelagem Matemática sobre a Compra de Brinquedos com Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3800

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Recursos semióticos, Sistema monetário, Arredondamento, Tratamento de dados

Resumo

Este relato visa evidenciar os recursos semióticos que alunos do 1º ano do Ensino Fundamental escolheram para desenvolver uma atividade de modelagem matemática. A Modelagem Matemática é abordada como alternativa pedagógica para o ensino da matemática, que possibilita o uso de diferentes signos para abarcar objetos matemáticos. Os meios escolhidos e utilizados na produção de signos são chamados recursos semióticos. A disponibilidade de recursos semióticos pela professora para o desenvolvimento da atividade com o tema compra de brinquedos, permitiu aos 25 alunos de uma escola municipal do Paraná, produzir signos escritos, falados e gesticulados que subsidiaram a construção de modelos matemáticos para a organização de cédulas de dinheiro fictício para resolver o problema de modelagem. Os recursos semióticos permitiram aos alunos articular signos associados ao fenômeno em estudo e aos objetos matemáticos que dele emergiram, implicando em uma solução para o problema via linguagem matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Ferreira Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

She has a degree in Economic Sciences - UNESPAR - Campus Apucarana (2005), a degree in Mathematics from the Faculty of Apucarana (2009) and a degree in Pedagogy from the State University of Ponta Grossa (2019). Teacher - Department of Education of the State of Paraná. and Arapongas City Hall. He has experience in the area of Mathematics, with an emphasis on Mathematics and the initial grades of Elementary School I. He is currently in the first year of the Postgraduate Program in Mathematics Teaching (Professional Master's Degree - PPGMAT).

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P. A Ação dos Signos e o Conhecimento dos Alunos em Atividades de Modelagem Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 57, p. 202 - 219, abr. 2017.

ALMEIDA; L. W.; SILVA; K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ARAKI, P. H. H. Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com Modelagem Matemática: uma análise semiótica. 2020. 178f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BURAK, D. Modelagem Matemática nos diferentes níveis de ensino: uma perspectiva. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2014. Anais... Campo Mourão, 2014.

ENGLISH, L. D.; WATTERS, J. J. Mathematical Modelling with young children. In: HØINES, J.; FUGLESTAD, A. B. (Eds.). The 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Bergen, pp. 335–342, 2004.

MAVERS, D. E. Multimodal design: the semiotic resources of children’s graphic representation. 2004. 243 f. Thesis (Doutorado) – Institute of Education, University of London, London. 2004.

PESSOA, T. C.; SILVA, K. A. P. Recursos Semióticos em uma Atividade de Modelagem Matemática Integrada à Educação STEAM. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-21, 2023.

SILVA, K. A. P.; ARAKI, P. H. H.; BORSSOI, A. H. Tecnologias como recurso semiótico no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 2, p. 362-386, 2018.

SILVA, K. A. P.; PELAQUIM, S. C. P. Estratégias de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental na abordagem de problemas de modelagem matemática. Educação Matemática em Revista, n. 79, p. 01-16, junho, 2023.

TORTOLA, E. Configurações de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. 304f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.

TUZZO, S.; BRAGA, C. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: o metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 4, n. 5, p. 140-158, ago. 2016.

YOON, C.; MISKELL, T. Visualising cubic reasoning with semiotic resources and modeling cycles. In: SÁENZ-LUDLOW, A.; KADUNZ, G. (eds.). Semiotics as a tool for learning mathematics: How to describe the construction, visualisation, and communication of mathematical concepts. (p. 89-109). Dordrecht, The Netherlands: Sense Publishers, 2016.

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Gomes, G. F. ., & Pessoa da Silva, K. A. (2024). Atividade de Modelagem Matemática sobre a Compra de Brinquedos com Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3800

Edição

Seção

Relatos de Experiência