Atividade de Modelagem Matemática sobre a Compra de Brinquedos com Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3800Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Recursos semióticos, Sistema monetário, Arredondamento, Tratamento de dadosResumo
Este relato visa evidenciar os recursos semióticos que alunos do 1º ano do Ensino Fundamental escolheram para desenvolver uma atividade de modelagem matemática. A Modelagem Matemática é abordada como alternativa pedagógica para o ensino da matemática, que possibilita o uso de diferentes signos para abarcar objetos matemáticos. Os meios escolhidos e utilizados na produção de signos são chamados recursos semióticos. A disponibilidade de recursos semióticos pela professora para o desenvolvimento da atividade com o tema compra de brinquedos, permitiu aos 25 alunos de uma escola municipal do Paraná, produzir signos escritos, falados e gesticulados que subsidiaram a construção de modelos matemáticos para a organização de cédulas de dinheiro fictício para resolver o problema de modelagem. Os recursos semióticos permitiram aos alunos articular signos associados ao fenômeno em estudo e aos objetos matemáticos que dele emergiram, implicando em uma solução para o problema via linguagem matemática.
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