Transformações semióticas no estudo de prismas: uma análise em exercícios resolvidos presentes em livros didáticos de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3697Palavras-chave:
Educação Matemática, Registros de Representação Semiótica, Prismas, Livro DidáticoResumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as transformações, tratamentos e conversões entre representações semióticas relacionadas ao estudo de prismas em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. As análises focaram nos exercícios resolvidos em três obras aprovadas pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. Utilizando a Teoria dos Registros de Representação Semiótica como base, os resultados mostraram que os exercícios propostos exploraram registros nas formas de língua natural, figural e simbólica. Infere-se, portanto, que há possibilidade de diversificação e articulação entre diferentes registros. No que se refere às transformações, destacaram-se os tratamentos nos registros figural e simbólico, com uma predominância do registro simbólico, que inclui tratamentos algébricos e numéricos. Quanto às conversões, observou-se uma maior frequência de conversões da língua natural para a figural e da língua natural para a simbólica, seguidas da conversão do registro figural para o simbólico.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag; MANRIQUE, Ana Lucia; SILVA, Maria José Ferreira da; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, n. 27, p. 94-108, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/xzRGKxDRJ6XS4ZXxLnBTkFL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 ag. 2024.
BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI JUNIOR, José Rui; SOUZA, Paulo Roberto Câmara de. Prisma Matemática: geometria: ensino médio: área do conhecimento: matemática e suas tecnologias. São Paulo: FTD, 2020.
BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2011. Matemática. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2010.
CENTURIÓN, Marília; JAKUBOVIC, José. Matemática: teoria e contexto. 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2012.
CHAVANTE, Eduardo; PRESTES, Diego. Quadrante matemática e suas tecnologias: geometria plana e espacial. São Paulo: Edições SM, 2020.
COUTINHO, Dayane Moara; MORAN. Mariana. Ensinando polígonos por meio de várias representações: uma experiência com alunos do 6º ano. In: ENCONTRO PARANAENSE DE
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPREM). 12, 2014. Anais [...]. Campo Mourão: EPREM, 2014. Disponível em: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/RELATOS/autores/REA012.PDF. Acesso em: nov. 2021.
DAMM, Regina Flemming. Registros de Representação. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara et al. (org.). Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999. p. 135-153.
DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Matemática em contextos: geometria plana e geometria espacial. São Paulo: Ática, 2020.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.
DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais (Fascículo I). São Paulo: Livraria da Física, 2009.
DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representação semióticas. In: CAMPOS, Tânia M. M. (org.). São Paulo: PROEM, 2011.
DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.
KLUPPEL, Gabriela Teixeira. Reflexões sobre o ensino da geometria em livros didáticos à luz da teoria de representações semióticas segundo Raymond Duval. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação – Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MORAN, Mariana. As apreensões em geometria: um estudo com professores da Educação Básica acerca de Registros Figurais. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2015.
MORETTI, Méricles Thadeu. O papel dos Registros de Representação na aprendizagem de matemática. Contrapontos: Revista de Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, n. 6, p. 343-362, set./dez., 2002.
SOUZA, Ângela. Abordagem do conceito de fração: uma análise de livros didáticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (ENEM). 11., 2013. Anais [...]. Curitiba: ENEM, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.