FRAPET: uma proposta ao ensino de fração a partir de material manipulativo reutilizável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3619

Palavras-chave:

Operações com Fração, Teoria de Registro de Representação Semiótica, Material Manipulativo, Material Reutilizável

Resumo

Este texto tem por objetivo descrever a elaboração e a utilização de um material manipulativo, cuja finalidade é realizar operações com frações. Trata-se de material manipulativo, denominado por FRAPET, que significa a junção do radical FRA (advindo do termo palavra fração) com o termo PET, utilizado para designar garrafa plástica reutilizável usada como recipiente de refrigerantes e de água. Esse material foi desenvolvido para ser apresentado numa oficina realizada na Semana da Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. No tocante ao aporte teórico escolhido para sua confecção e utilização está apoiado na Teoria do Registro de Representação Semiótica. Espera-se que o uso do FRAPET seja atraente, tenha eficiência e eficácia para o ensino e a aprendizagem das operações aritméticas de frações, levando-se em consideração a facilidade de manipulação e o seu baixo custo.

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Biografia do Autor

Sandra Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

 

 

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Publicado

2024-05-13

Como Citar

de Campos, C. A. M. ., Magina, S. ., & Merlini, V. . (2024). FRAPET: uma proposta ao ensino de fração a partir de material manipulativo reutilizável. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-12. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3619

Edição

Seção

Recursos Didáticos para a aula de Matemática