Projeto Fundão Matemática: entrevista com a professora Lucia Tinoco
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3583Palavras-chave:
Projeto Fundão, Entrevista, Educação Matemática, Formação de ProfessoresResumo
Neste texto, trazemos uma entrevista realizada com a professora Lucia Tinoco, uma das fundadoras do Projeto Fundão, educadora de referência no ensino, na pesquisa e na formação de professores que ensinam Matemática. No desvelar de perguntas e respostas, a professora discorre sobre a trajetória do Projeto Fundão, apresentando como realizou e realiza pesquisas na área, tendo como parceiros professores do Instituto de Matemática da UFRJ, professores da rede básica de ensino e licenciandos da universidade, reunidos em grupos temáticos. Ela destaca, ainda, o quanto foi importante o envolvimento dos grupos no planejamento e na realização das atividades para que o Projeto Fundão adotasse um caráter colaborativo, fortalecendo cada vez mais o alcance de seus objetivos. O Projeto Fundão, completando 40 anos de fundação neste ano de 2023, ainda se constitui como um espaço de aprendizado e de grande relevância para todos os envolvidos com a Educação Matemática.
Downloads
Referências
ARCAVI, A. O sentido do sÃmbolo, atribuindo um sentido informal à matemática formal. Em: Série Reflexões em Educação Matemática - Ãlgebra, História, Representação. Rio de Janeiro: MEM/USU, s.d., p. 38-72.
D’AMBRÓSIO, B. S.; D’AMBRÓSIO, U. Formação de Professores de Matemática: Professor-Pesquisador. Em Atos de Pesquisa em Educação – PPGE/ME FURB v. 1, nº 1, p. 75-85, jan/abr. 2006.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. Contribuindo para um Repensar a Educação Algébrica Elementar. Em revista Proposições, FE/UNICAMP, vol 4, no 1, p.78-91, 1993.
GLAESER, G. La Didactique Experimentale des Marhématiques. Bulletin de l’APMEP, no 332, p. 82-92. Paris, 1982.
LOPES, M. L. M. L. (coord.). Tratamento da Informação: Explorando dados estatÃsticos a partir das séries iniciais. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 1997.
LOPES, M. L. M. L. (coord.). Tratamento da Informação: Atividades para o Ensino Básico. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2002.
LOPES, M. L. M. L. (coord.). Histórias para introduzir noções de combinatória e de probabilidade. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2004.
LOPES, M. L. M. L. (coord.). Grafos: jogos e desafios. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2010.
NASSER, L.; LOPES, M. L. M. L. (coord.). Geometria na era da imagem e do movimento. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 1996.
NASSER, L.; SANTANA, N. P. Geometria segundo a teoria de Van Hiele. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 1997.
NASSER, L.; TINOCO, L. Argumentação e Prova no Ensino de Matemática. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2001.
NASSER, L.; TINOCO, L. Curso Básico de Geometria – Enfoque Didático, Módulo 1: Formação de Conceitos Geométricos, 3 ed. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2004.
NASSER, L.; TINOCO, L. Curso Básico de Geometria – Enfoque Didático, Módulo 2: Visão Dinâmica da Congruência de Figuras, 3 ed. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2004.
NASSER, L.; TINOCO, L. Curso Básico de Geometria – Enfoque Didático, Módulo 3: Visão Dinâmica da Semelhança de Figuras, 3 ed. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2004.
NASSER, L. (coord.). Matemática Financeira para a Escola Básica: uma abordagem prática e visual. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2010.
OLIVEIRA, J. B. P. Projeto Fundão: três décadas integrando Universidade com Educação Básica. Rio de Janeiro, 2016. 293f. Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
PEREIRA, P. C. A Educadora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes e o seu Olhar para o Futuro. Rio de Janeiro: EDUR, UFRRJ, 2013.
PONTE, J. P. Ãlgebra no CurrÃculo Escolar. Em Revista Educação e Matemática, no 85, p. 36-41, APM, Lisboa, Portugal, nov./dez. 2005.
SANTOS, V. M. P. dos; REZENDE, J. F. de. (coord.). Números: linguagem universal. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 1996.
SANTOS, V. M. P. dos. Avaliação de Aprendizagem e RaciocÃnio em Matemática: métodos alternativos. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 1997.
SEGADAS, C. (coord.). Visualizando Figuras Espaciais. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2008.
SEGADAS, C. et al. Atividades matemáticas para deficientes visuais. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2010.
SEGADAS, C. et al. Atividades de contagem com adaptações para alunos surdos e com deficiência visual. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2018.
SEGADAS, C. et al. Ãrea e PerÃmetro: práticas acessÃveis a alunos surdos e alunos com deficiência visual. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, Projeto Fundão, 2023.
SOUZA, E. R.; DINIZ, M. I. S. V. Ãlgebra: das Variáveis à s Equações e Funções. São Paulo: IME/USP, CAEM, 1994.
TINOCO, L. A. A. (coord.). Construindo o Conceito de Função. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática – Projeto Fundão/UFRJ, 1996.
TINOCO, L. A. A. (coord.). Razões e Proporções. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática – Projeto Fundão/UFRJ, 1996.
TINOCO, L. A. A. Geometria Euclidiana por Meio da Resolução de Problemas. Rio de Janeiro: IM/UFRJ – Projeto Fundão, 1999.
TINOCO, L. A. A. (coord.). Ãlgebra: pensar, calcular, comunicar... Rio de Janeiro: Instituto de Matemática – Projeto Fundão/UFRJ, 2008.
TINOCO, L. A. A. (coord.). Equações: ler, escrever, resolver, utilizar... Rio de Janeiro: Instituto de Matemática – Projeto Fundão/UFRJ, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.