Progressão Aritmética e Resolução de Problemas: uma experiência no contexto do Estágio Supervisionado em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3546

Palavras-chave:

Educação Matemática, Estágio Supervisionado, Resolução de Problemas, Progressão Aritmética

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência relacionada ao desenvolvimento de uma oficina de Matemática, no contexto do Estágio Curricular Supervisionado, destinada para alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR. A oficina contou com a proposição de problemas para a aprendizagem do conteúdo de Progressão Aritmética, conduzida sob a perspectiva de ensinar Matemática através da Resolução de Problemas. Acredita-se que a experiência aqui relatada oportunizou aprendizagens para todos os envolvidos e espera-se que ela possa contribuir para o trabalho de professores e futuros professores de Matemática em relação à temática apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BONJORNO, José Roberto; GIOVANNI Jr, José Ruy; SOUSA, Paulo Roberto Câmara. Prisma Matemática: Funções e Progressões, 1. ed. Ensino Médio. Área do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias. São Paulo: Editora FTD, 2020. Disponível em: https://pnld.ftd.com.br/ensino-medio/matematica-e-suas-tecnologias/prisma-matematica/. Acesso em: 17 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998.

LEONARDO, Fabio Martins. Conexões: Funções e Aplicações, 1. ed. Ensino Médio. Área do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias. Obra coletiva; editor responsável: Fabio Martins de Leonardo. São Paulo: Moderna, 2020. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas/area-de-conhecimento/matematica/conexoes. Acesso em: 17 jan. 2023.

ONUCHIC, Lourdes De La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/72994. Acesso em: 17 jan. 2023.

Publicado

2024-06-03

Como Citar

Lonardoni, B. S. ., & Santos, E. (2024). Progressão Aritmética e Resolução de Problemas: uma experiência no contexto do Estágio Supervisionado em Matemática. Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-10. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3546

Edição

Seção

Relatos de Experiência