Aspectos do desenvolvimento algébrico na seleção e resolução de questões de álgebra: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3509

Palavras-chave:

Álgebra, Educação Matemática, Educação Básica, Erros

Resumo

Este relato objetiva apresentar a experiência em selecionar e aplicar questões de álgebra e expor as reflexões sobre as respostas dos alunos na resolução dessas questões, fazendo uma relação entre teoria e prática, para entender como aspectos do desenvolvimento algébrico, como a transição da linguagem natural para a linguagem algébrica; as observações e a generalização de padrões; os diferentes significados das letras podem interferir nos possíveis erros cometidos pelos alunos. Para tanto, selecionamos, aplicamos e analisamos uma atividade de Matemática, realizada em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola situada, no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Essa experiência permitiu observar que os erros estão relacionados à natureza e ao significado dos símbolos e das letras; ao objetivo da atividade e à natureza das respostas em álgebra e à compreensão da aritmética por parte dos estudantes.

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Francisca Pires da Rocha, A. P., Helena Assis, Érika, Thaís Santana Miranda, N., & Silveira Alves de Paula, P. . (2024). Aspectos do desenvolvimento algébrico na seleção e resolução de questões de álgebra: um relato de experiência . Educação Matemática Em Revista, 29(83), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v29i83.3509

Edição

Seção

Relatos de Experiência