A Formação de Professores(as) que Ensinam Matemática: Experiência da Regional Acre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3481

Palavras-chave:

Formação Inicial, Conhecimentos Profissionais, Prática Pedagógica, Regional Acre, Educação Matemática

Resumo

A realização de um projeto de ampliação e fortalecimento da Educação Matemática que busca reunir uma comunidade, divulgando as produções acadêmicas, num diálogo contínuo, foi a motivação principal para a (re)instalação da Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no Acre, em 2021. Tal ação teve o objetivo de refletir sobre as possíveis contribuições do Fórum pela Regional da SBEM para a Formação de Professores(as) que Ensinam Matemática. A abordagem metodológica consistiu em narrativa das vivências (2021-2023), com destaque para a ação do I Fórum Acreano de Formação Inicial de Professores(as) que Ensinam Matemática (2022). Os resultados indicam contribuições para que professores(as) e futuros(as) professores(as), nos grupos de discussões, manifestassem saberes, concepções e práticas no contexto acreano. Como conclusão, sugere-se que a Regional amplie a mobilização para que as vozes e práticas dos(as) docentes ecoem e aprofundem o processo de formação inicial de professores(as) que ensinam Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, C. P.; LARA, C. A. S.; ÁVILA, F. M. D.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Universidade, escola e comunidade na formação de educadoras/es críticas/os e comprometidas/os socialmente. In. DINIZ-PEREIRA, J. E. (Org.). Paulo Freire: formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019, p. 17-30.

BARBOSA, C. P.; LOPES, C. E. Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre o Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 18, 2021, p. 1-23.

BRASIL. Resolução n° 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Brasília: Diário Oficial da União, 20 dez. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-%20rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 1 jun. 2023.

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Melo, G. F. A. de, Silva, M. R. da C. ., & Santos, P. J. P. dos . (2023). A Formação de Professores(as) que Ensinam Matemática: Experiência da Regional Acre. Educação Matemática Em Revista, 28(81), 1-8. https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3481

Edição

Seção

Número temático: As Regionais da SBEM: ações e diálogos desenvolvidos