O que revelam os trabalhos do I Encontro Cearense de Educação Matemática sobre tendências de pesquisa no âmbito da SBEM-CE?
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3477Palavras-chave:
SBEM-CE, Educação Matemática, Ceará, Pesquisa, TendênciasResumo
A história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional do Ceará (SBEM-CE) está atrelada ao campo acadêmico e à realização de eventos científicos desde sua gênese, em 2002. Investigar tais eventos é, com efeito, examinar as transformações dos interesses de pesquisa em Educação Matemática nesse estado. Este trabalho tem por objetivo, assim, discutir as tendências investigativas expressas nos trabalhos apresentados no I Encontro Cearense de Educação Matemática (I ECeEM), ocorrido em 2021. Para tanto, realizamos uma breve incursão histórica na tradição de eventos da SBEM-CE no Ceará e uma análise mais detida aos 86 trabalhos apresentados nesse encontro estadual, em específico. Como resultados, observamos a preponderância de tendências de pesquisa como a formação docente, o ensino de Matemática nas etapas da Educação Básica, a História da Matemática e as Tecnologias Digitais. Consideramos que essa adesão está atrelada aos grupos de pesquisa cearenses em Educação Matemática, que consolidam suas linhas investigativas.
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