Ação Interventiva do Projeto FormAção da SBEM-MT: reflexões sobre o desenvolvimento de uma sequência didática de Geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3473

Palavras-chave:

Intervenção Didática, Geometria, Matemática, Educação Matemática

Resumo

Este relato de experiência objetiva apresentar reflexões sobre o desenvolvimento de uma sequência didática de Geometria com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. A intervenção pedagógica proposta ocorreu a partir de uma ação intitulada “A Geometria na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, desenvolvida no Projeto FormAção, proposto pela SBEM Nacional. Metodologicamente, pautamo-nos em uma abordagem qualitativa, para cuja produção dos dados utilizamos os vídeos das aulas gravadas, relato oral e escrito, que foram produzidos no decorrer do processo de formação. Constatamos, a partir dos relatos das professoras, a importância da sequência didática desenvolvida com o uso do Tangram, tendo em vista que os alunos, apesar de algumas dificuldades, conseguiram apropriar-se, mediante as intervenções, da dimensão conceitual no tocante ao reconhecimento, nomeação e classificação dos polígonos. Além disso, o trabalho desenvolvido despertou o interesse dos alunos, tornando-os protagonistas das suas próprias aprendizagens.

Palavras-chave: Intervenção Didática. Geometria. Matemática. Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRANTES, P., SERRAZINA, L., OLIVEIRA, I. A Matemática na Educação Básica. Lisboa: Ministério da Educação - Departamento da Educação Básica, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/263807597_A_Matematica_na_Educacao_Basica/link/02e7e53bebc6fbc1a6000000/download. Acesso em 29 out. 2023.

ARAKI, P. H. H.; SILVA, K. A. P. da; MENDES, M. T. Intervenções docentes em atividades de modelagem matemática: foco na matematização. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 26, n. 72, p. 58-75, jul./set., 2021. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1765/2036. Acesso em: 08 jun. 2023.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL Escola. Mangá. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/o-que-e-manga.htm. Acesso em: 1 jun. 2023.

CARVALHO, C. Comunicações e interacções sociais nas aulas de Matemática. In: LOPES e NACARATO. Escritas e leituras na Educação Matemática. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

COSTA, L. P. da; FERREIRA, L. de F. D.; PAULA, E. F. de. Reflexões a respeito dos trabalhos da comissão de avaliação e acompanhamento do Programa SBEM formação anos iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 27, n. 75, p. 05-14, abr-jun., 2022. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/3081/2140. Acesso em: 08 jun. 2023.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S.I.], v. 5, n. 02, p. 393-416, outubro, 2015. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117/114. Acesso em: 27 maio 2023.

GUERREIRO, A.; FERREIRA, R. A. T.; MENEZES, L.; MARTINHO, M. H. Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké, Campinas, v. 23, n. 44, jul/dez, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646539/13439. Acesso em: 03 jun. 2023.

MORELATTI, M. R. M.; SOUZA, L. H. G. de. Aprendizagem de conceitos geométricos pelo futuro professor das séries iniciais do ensino fundamental e as novas tecnologias. Educar, Curitiba, n. 28, p. 263-275, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/MW9TBHG8k6BSXKSTcLC5F5d/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 maio. 2023.

NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: Edufscar, 2003.

PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 119-135, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/VqMq5VmXSk45CKXtvFmZZrN/. Acesso em: 24 maio 2023.

SOUZA, E. R. de; DINIZ, M. I. de S. V.; PAULO, R. M.; OCHI, F.H. A matemática das sete peças do Tangram. São Paulo: CAEM-IME USP, 2008. (Matemática Ensino Fundamental; 7).

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Moreno, H. M. C. ., Nates dos Santos Galvão , F., Augusta Cruz Pinto , V., & Benedita Oliveira de Almeida , P. (2023). Ação Interventiva do Projeto FormAção da SBEM-MT: reflexões sobre o desenvolvimento de uma sequência didática de Geometria. Educação Matemática Em Revista, 28(81), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3473

Edição

Seção

Número temático: As Regionais da SBEM: ações e diálogos desenvolvidos