Reflexões sobre a Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática a partir da experiência no I FPMAT-MT
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3470Palavras-chave:
Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Currículo, Formação de ProfessoresResumo
Refletir sobre os diálogos estabelecidos em dois Grupos de Discussão (GD), denominados de articuladores na realização do I Fórum Mato-Grossense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática (I FPMAT-MT), organizado pela SBEM – Regional de Mato Grosso, é o objetivo deste artigo. Os dados foram obtidos mediante os registros orais (RO) e relatos escritos (RE) produzidos pela comissão organizadora do fórum. Os diálogos evidenciaram o pouco espaço dedicado ao conteúdo matemático, a seus fundamentos e metodologias, nos currículos dos cursos de Pedagogia; revelaram, ainda, a quase ausência do espaço dedicado à formação didático-pedagógica e à articulação teoria-prática nos componentes curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática. Conclui-se que é imprescindível reestruturar os currículos dos cursos a partir de suas necessidades, de modo a superar as fragilidades e trazer novas perspectivas para a formação de professores que ensinam matemática.
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