A Generalização de Padrões Matemáticos com Estudantes do 7.º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3458Palavras-chave:
Generalização de padrões, Pensamento algébrico, Ensino fundamentalResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo. Buscou-se responder à questão: De que forma estudantes do ensino fundamental generalizam padrões matemáticos e desenvolvem o pensamento algébrico? Para tanto, delineou-se o objetivo de investigar de que forma estudantes do ensino fundamental generalizam padrões matemáticos e desenvolvem o pensamento algébrico. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com sete estudantes do 7.º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no sul do estado do Espírito Santo. Para a produção de dados, os estudantes resolveram tarefas associadas à generalização de padrões retiradas do livro didático. As análises indicam que os estudantes utilizaram as estratégias recursiva e múltiplo da diferença com e sem ajuste para generalizarem os padrões. Constatou-se, ainda, a presença dos processos do pensamento matemático avançado em todas as resoluções.
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