A Generalização de Padrões Matemáticos com Estudantes do 7.º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3458

Palavras-chave:

Generalização de padrões, Pensamento algébrico, Ensino fundamental

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo. Buscou-se responder à questão: De que forma estudantes do ensino fundamental generalizam padrões matemáticos e desenvolvem o pensamento algébrico? Para tanto, delineou-se o objetivo de investigar de que forma estudantes do ensino fundamental generalizam padrões matemáticos e desenvolvem o pensamento algébrico. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, com sete estudantes do 7.º ano do ensino fundamental, de uma escola pública no sul do estado do Espírito Santo. Para a produção de dados, os estudantes resolveram tarefas associadas à generalização de padrões retiradas do livro didático. As análises indicam que os estudantes utilizaram as estratégias recursiva e múltiplo da diferença com e sem ajuste para generalizarem os padrões. Constatou-se, ainda, a presença dos processos do pensamento matemático avançado em todas as resoluções.

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Biografia do Autor

Mylena Simões Campos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), campus Alegre. Especialista em Práticas Pedagógicas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Piúma - 2021, e em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, pelo IFES campus Piúma - 2023. Graduada em Licenciatura em Matemática pelo IFES, campus Cachoeiro de Itapemirim - 2020. Participa do grupo de pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo (GPEMES), do IFES Campus Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente, é professora de matemática efetiva na rede de ensino de Guarapari - ES, lotada na EMEF Constantino José Vieira.

Jorge Henrique Gualandi, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-MG. Especializado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras  (UFLA) e em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdades Integradas do Rio de Janeiro (AVM). Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Carangola/ Universidade do Estado de Minas Gerais (FAFILE/UEMG). É professor do Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim . Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - campus de Alegre.

Membro do grupo de pesquisa GPEA- Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica - PUC/SP, membro do grupo de pesquisa GEPEM-ES - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática do Espírito Santo e líder do grupo de pesquisa GPEMES - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo.

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Publicado

2023-09-02

Como Citar

Simões Campos, M., & Gualandi, J. H. (2023). A Generalização de Padrões Matemáticos com Estudantes do 7.º ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3458