Um estudo sobre as potencialidades da utilização do GeoGebra Discovery no contexto da Geometria Plana
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3456Palavras-chave:
Educação Matemática e Tecnologias, GeoGebra Discovery, Geometria PlanaResumo
O presente texto visa apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, e aborda os resultados observados em um minicurso ministrado durante o XV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), em 2023, sobre as potencialidades da utilização do GeoGebra Discovery no estudo de Geometria Plana. Como referencial teórico, foi empregado a Difusão da Inovação, de Everett Rogers, um modelo com cinco etapas que esquematiza o processo de adoção ou rejeição de uma inovação. Para este estudo, adotou-se a metodologia do Design Research. Neste trabalho, são expostas duas atividades desenvolvidas com os participantes do minicurso e, com base na teoria de Rogers, observou-se que eles tiveram uma atitude positiva, ou seja, de aceitação da referida ferramenta digital, e que identificaram potencialidades de utilização e da adoção da inovação – GeoGebra Discovery – no ensino de Geometria Plana.
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