Um estudo sobre as potencialidades da utilização do GeoGebra Discovery no contexto da Geometria Plana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3456

Palavras-chave:

Educação Matemática e Tecnologias, GeoGebra Discovery, Geometria Plana

Resumo

O presente texto visa apresentar resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, e aborda os resultados observados em um minicurso ministrado durante o XV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), em 2023, sobre as potencialidades da utilização do GeoGebra Discovery no estudo de Geometria Plana. Como referencial teórico, foi empregado a Difusão da Inovação, de Everett Rogers, um modelo com cinco etapas que esquematiza o processo de adoção ou rejeição de uma inovação. Para este estudo, adotou-se a metodologia do Design Research. Neste trabalho, são expostas duas atividades desenvolvidas com os participantes do minicurso e, com base na teoria de Rogers, observou-se que eles tiveram uma atitude positiva, ou seja, de aceitação da referida ferramenta digital, e que identificaram potencialidades de utilização e da adoção da inovação – GeoGebra Discovery – no ensino de Geometria Plana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAR, C. A. A. P. Model of innovation: process of integrating technology in mathematics education. Acta Scientiae, Canoas, v. 18, n. 3, p. 723-734, dez. 2016.

COLLINS, A.; JOSEPH, D.; BIELACZYC, K. Design Research: Theoretical and Methodological Issues. Journal of the Learning Sciences, v. 13, n. 1, p. 15–42, jan. 2004.

KOVÃCS, Z. Sobre um problema que não era interessante para ErdÅ‘s. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 5–18, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/54107. Acesso em: 16 maio 2023.

KOVÃCS, Z.; RECIO, T.; VÉLEZ, M. P. Automated Reasoning Tools with GeoGebra: what are they? What are they good for? Mathematics Education In The Age Of Artificial Intelligence, [S. l.], p. 23-44, 2022. Springer International Publishing. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/188016037.pdf. Acesso em: 12 maio 2023.

KOVÃCS, Z.; YU, J. H. Towards Automated Discovery of Geometrical Theorems in GeoGebra. arxiv 2007.12447 [Cs.Ai], p. 1-21, 2020. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/2007.12447.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

LÓPEZ, M. J. G. Gestión de la Clase de Geometría Utilizando Sistemas de Geometría Dinámica. In: GÓMEZ, P.; RICO, L. Iniciación a la investigación en didáctica de la matemática. Homenaje al profesor Mauricio Castro. Granada: Universidad de Granada, 2001. p. 277-290. Disponível em: https://www.uv.es/Angel.Gutierrez/aprengeom/archivos2/homenaje/19Gonzalez-LopezMJ.PDF. Acesso em: 22 maio 2023.

PEREIRA, T. L. M. O uso do software GeoGebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1790. Acesso em: 01 ago. 2023.

ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. 5th ed. New York: Free Press, 2003.

Publicado

2023-09-02

Como Citar

Mendes Inácio de Souza, D., & Abar, C. A. A. P. . (2023). Um estudo sobre as potencialidades da utilização do GeoGebra Discovery no contexto da Geometria Plana. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3456