Análise de Erros em Questões sobre Áreas e Perímetros de Polígonos numa Turma de Sétimo Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3408Palavras-chave:
Erros, Geometria Plana, Grandezas e Medidas, Geoplano, Papel QuadriculadoResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar os principais tipos de erros cometidos por alunos de uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em questões sobre áreas e perímetros de polígonos. Esses estudantes participaram de várias atividades, com o uso do Geoplano e do papel quadriculado, estudando os conceitos de perímetros e de áreas de polígonos e realizaram um pré-teste e um pós-teste sobre o assunto, com níveis de abordagem similares. Assim, adotamos a Metodologia de Análise de Erros de Cury (2019), a fim de verificarmos as dificuldades desses alunos em relação às questões resolvidas, tanto no pré-teste, como no pós-teste. Contudo, identificamos que os principais tipos de erros apresentados em ambos os testes foram conceituais, interpretativos ou aritméticos. Também identificamos a necessidade de analisar os erros cometidos pelos alunos como uma importante ferramenta para a reflexão sobre a prática docente, oferecendo novas experiências de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Análise de Erros. Áreas. Perímetros. Polígonos. Geoplano.
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