Educação Matemática e a perspectiva decolonial: participantes, conhecimentos e modos de pensar em pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3376Palavras-chave:
Decolonialidade, Educação Matemática, Produção CientíficaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de pós-doutorado cujo objetivo foi elaborar um panorama analítico de pesquisas produzidas no Brasil sobre o debate da decolonialidade no campo da Educação Matemática. É um estudo bibliográfico produzido a partir de um levantamento de pesquisas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionadas 13 dissertações e 7 teses. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos resumos, a qual proporcionou agrupar as pesquisas a partir de seus participantes em quatro categorias: relações de gênero, relações étnico-raciais, indígenas, formação docente. Ademais, os conhecimentos correlacionados nas pesquisas foram agrupados em: conhecimentos indígenas, questões raciais, conhecimentos da Matemática escolar/acadêmica. Por fim, discorremos sobre modos de pensar na Educação Matemática, por meio de duas categorias: “Decolonizando o ensino” e “Decolonizando a hegemonia da matemática ocidental”
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