Educação Matemática e a perspectiva decolonial: participantes, conhecimentos e modos de pensar em pesquisas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3376

Palavras-chave:

Decolonialidade, Educação Matemática, Produção Científica

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de pós-doutorado cujo objetivo foi elaborar um panorama analítico de pesquisas produzidas no Brasil sobre o debate da decolonialidade no campo da Educação Matemática. É um estudo bibliográfico produzido a partir de um levantamento de pesquisas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram selecionadas 13 dissertações e 7 teses. Utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) para a análise dos resumos, a qual proporcionou agrupar as pesquisas a partir de seus participantes em quatro categorias: relações de gênero, relações étnico-raciais, indígenas, formação docente. Ademais, os conhecimentos correlacionados nas pesquisas foram agrupados em: conhecimentos indígenas, questões raciais, conhecimentos da Matemática escolar/acadêmica. Por fim, discorremos sobre modos de pensar na Educação Matemática, por meio de duas categorias: “Decolonizando o ensino” e “Decolonizando a hegemonia da matemática ocidental”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Realiza estágio pós-doutoral na Universidade Estadual Paulista (Unesp/Ilha Solteira). Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Marabá, Pará, Brasil.

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUS/SP). Professor na Universidade Estatual Paulista (Unesp), Ilha Solteira, São Paulo, Brasil.

Referências

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatematica: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. – Coleção Tendências em Educação Matemática)

D’AMBROSIO, Ubiratan. Gaiolas epistemológicas: habitat da ciência moderna. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÃTICA, 2., 2004. Natal, RN. Anais do 2º CBEm. Natal, RN: EDUFRN, 2004.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katalysis, v. 10, p. 35-45, 2007.

MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, 1 (1), pp. 12-32, 2017.

MIGNOLO, Walter. El Pensamiento Decolonial: Desprendimiento y Apertura. Um manifesto. In: CASTRO-GOMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Coords.) El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogota: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporaneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

MIGNOLO, Walter. La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. Tabula Rasa, Bogotá - Colombia, No.8: 243-281, janeiro-junho 2008.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder, Cultura y Conocimiento en América Latina. In: Anuário Mariateguiano. Lima: Amatua, v. 9, n. 9. 1997.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

TAMAYO, Carolina; MENDES, Jackeline Rodrigues. Opção decolonial e modos outros de conhecer na Educação (Matemática). Revista de Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 18, 2021, Edição Especial, pp. 01-14 – e021038.

WALSH, Catherine. Pedagogias decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Bicho, S., & Gonçalves, H. J. L. (2023). Educação Matemática e a perspectiva decolonial: participantes, conhecimentos e modos de pensar em pesquisas brasileiras. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3376