Ensino de Matemática em ambientes virtuais: uma proposta de formação continuada para professores durante o ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3372

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Formação Continuada, Tecnologias Digitais, Pandemia de Covid-19, Ensino Remoto Emergencial

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de ensino, descrevendo o desenvolvimento de um curso de formação continuada para analisar a sua trajetória, do planejamento à execução. O curso foi desenvolvido no contexto da pandemia de Covid-19, em parceria com a regional da SBEM no Rio de Janeiro, em 2020, e teve como público-alvo professores que ensinam Matemática no Brasil, atuantes na Educação Básica e/ou no Ensino Superior. Seu objetivo foi apresentar recursos digitais e ambientes virtuais a professores que ensinam Matemática, e, para tanto, diversas atividades práticas foram propostas a partir de oficinas e palestras, algumas delas exigindo a criatividade do professor para construir uma atividade autoral ou para que a elaborasse a partir de uma curadoria. Por meio das discussões, os professores cursistas indicaram que realmente precisavam da prática para aprender a como trabalhar com os recursos digitais, não sendo, suficientes, portanto, somente a teoria ou a observação da prática de outrem.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Santos de Carvalho , T. R. ., Esquincalha, A. da C. ., & Vieira de Almeida , M. (2023). Ensino de Matemática em ambientes virtuais: uma proposta de formação continuada para professores durante o ensino remoto emergencial. Educação Matemática Em Revista, 28(81), 1-21. https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3372

Edição

Seção

Número temático: As Regionais da SBEM: ações e diálogos desenvolvidos