Ensino de Matemática em ambientes virtuais: uma proposta de formação continuada para professores durante o ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i81.3372Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, Formação Continuada, Tecnologias Digitais, Pandemia de Covid-19, Ensino Remoto EmergencialResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência de ensino, descrevendo o desenvolvimento de um curso de formação continuada para analisar a sua trajetória, do planejamento à execução. O curso foi desenvolvido no contexto da pandemia de Covid-19, em parceria com a regional da SBEM no Rio de Janeiro, em 2020, e teve como público-alvo professores que ensinam Matemática no Brasil, atuantes na Educação Básica e/ou no Ensino Superior. Seu objetivo foi apresentar recursos digitais e ambientes virtuais a professores que ensinam Matemática, e, para tanto, diversas atividades práticas foram propostas a partir de oficinas e palestras, algumas delas exigindo a criatividade do professor para construir uma atividade autoral ou para que a elaborasse a partir de uma curadoria. Por meio das discussões, os professores cursistas indicaram que realmente precisavam da prática para aprender a como trabalhar com os recursos digitais, não sendo, suficientes, portanto, somente a teoria ou a observação da prática de outrem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. V. de; ESQUINCALHA, A. da. C.; ABAR, C. A. A. P. Design de atividades para introdução ao conceito de Limite no modelo de sala de aula invertida. Revista Paranaense de Educação Matemática (RPEM), Campo Mourão, PR, Brasil, v.09, n.19, p.285-307, 2020.
ANTUNES, G.; CAMBRAINHA, M. Ensino remoto de Matemática: possibilidades com a plataforma Desmos. Revista eletrônica da Sociedade Brasileira de Matemática, v. 8, n. 4, p. 504-520, 2020.
BARCELOS, G. T. Ensino híbrido em tempos de pandemia: tecnologias digitais e sala de aula invertida. 2020. Disponível em: https://youtu.be/bIacZhPjWFA. Aceso em: 18 nov. 2021.
BARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F. Ensino Híbrido: aspectos teóricos e análise de duas experiências pedagógicas com Sala de Aula Invertida. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 2, p. 60-75, 2019.
BHARGAVA, R. The 5 models of content curation. Influential Marketing Blog, 2011. Disponível em: https://www.rohitbhargava.com/2011/03/the-5-models-of-content-curation.html. Acesso em: 19 nov. 2021.
CANI, J. B.; SANDRINI, E. G. C.; SOARES, G. M.; SCALZER, K. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista IfesCiência, v. 6, Edição Especial, n. 1, 2020, p. 23-39.
CYRINO, M. C. de C. T.; BALDINI, L. A. F. O software GeoGebra na formação de professores de matemática–uma visão a partir de dissertações e teses. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 42-61, 2012.
ENGELBRECHT, J.; LLINARES, S.; BORBA, M. C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. ZDM - Mathematics Education, v. 52, n. 5, p. 825-841, 2020.
ESQUINCALHA, A. C.; BAIRRAL, M. A. Refletindo sobre Análise Real com professores da educação básica em um curso a distância. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 213-222, 2019.
FERREIRA, A. C. Desenvolvimento profissional de professoras de matemática em um grupo colaborativo: uma visita aos bastidores metodológicos da pesquisa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 2006. Águas de Lindóia. Anais... Águas de Lindóia: SBEM, 2006. 1 CD-ROM.
LOPES, F. A.; MELO, M. D. C. B. de. Tecnologias computacionais na formação continuada de professores durante a pandemia. Princípios, v. 1, n. 160, p. 273-295, 2021.
MARTINS, D. O.; TIZIOTTO, S. A.; CAZARINI, E. W. Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em Ambientes Complexos de Aprendizagem (ACAs). RBAAD - Associação Brasileira de Educação a Distância, v. 15, p.113-131, 2016.
OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, v.10, n.1, p. 25-40, 2020.
PAIVA, T. V. dos S. O desafio da linguagem matemática através das novas tecnologias. 2016. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, 2016.
PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!. SBC Horizontes. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/. Acesso em: 19 nov. 2020.
PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da avaliação para aprendizagem na educação online. SBC Horizontes. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/09/avaliacao-online//. Acesso em: 22 nov. 2021.
PÔRTO JÚNIOR, F. G. R.; SANTOS, L. V. DOS; PEREIRA SILVA, M. DAS G. A PANDEMIA DA COVID-19: Os impactos e tendências nos processos de ensino, aprendizagem e formação continuada de professores. Revista Observatório, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2020.
SANTANA, F. C. de M. O trabalho colaborativo com professores de matemática e seus conflitos entre/nos textos produzidos por seus participantes. 2015. 132f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências). Instituto de Física/Departamento de Ciências Exatas. Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador, 2015.
SARAIVA, M. J.; PONTE, J. P. da. O trabalho colaborativo e o desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Quadrante, v. 12, n. 2, p. 25-52, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.