Dario Fiorentini: reflexões pessoais e profissionais que influenciam a comunidade de professores e futuros professores que ensinam Matemática

Autores

  • Madeline Gurgel Barreto Maia Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3369

Palavras-chave:

Dario Fiorentini, Entrevista, Educação Matemática, Pesquisa Científica, Formação de professores que ensinam Matemática

Resumo

O presente trabalho traz uma entrevista realizada com o professor Doutor Dario Fiorentini, um dos maiores educadores matemáticos do Brasil, referência na área de formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. A escolha pela entrevista com o professor Dario deu-se por sua longa trajetória acadêmica e por sua imensa contribuição para a pesquisa científica na área da Educação Matemática brasileira. Reconhecido internacionalmente, Dario Fiorentini aposentou-se em 2022 e ainda continua desenvolvendo estudos e investigações que influenciam diretamente a prática docente dos profissionais que trabalham com formação de professores e o ensino de Matemática na Educação Básica e Ensino Superior. Natural de Santa Rosa, interior do estado do Rio Grande do Sul, Dario é vinculado a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo desde agosto de 1988. Inicia-se a entrevista abordando sua trajetória escolar e interesse pela Matemática, destacando ainda aspectos relevantes de seu processo formativo para sua prática acadêmica, seu interesse pelos estudos e pesquisas na área da formação de professores que ensinam Matemática, discutindo o desenvolvimento profissional docente, os grupos colaborativos como espaços de formação, a pesquisa narrativa, os avanços e desafios da pesquisa acadêmica para a formação dos professores de Matemática e suas práticas. Por sua vasta experiência, sem sombra de dúvidas, Dario nos deixa aqui um grande legado de conhecimentos a ser explorado e consequentemente expandido por todos os pesquisadores da área da Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madeline Gurgel Barreto Maia, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Educação Matemática pela PUC/SP Mestre em Educação pela UECE Especialista em Ensino de Matemática pela UECE Autora de Livros didáticos pela Editora Moderna

Referências

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389–407.

CASTRO, F. C.; FIORENTINI, D. Formação docente em matemática para os primeiros anos da escolarização: estudo comparativo Brasil-Portugal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021030, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658542.

CLANDININ, J. D.; CONNELLY, M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, London: Sage, n. 24, p. 249-305, 1999.

CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Educação em Revista. V. 34, n. 1, 2018a; p. 1-18. DOI: 10.1590/0102-4698172761.

FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. (248 p.)

FIORENTINI, D. Grupo de Sábado: Uma história de reflexão e escrita sobre a prática escolar em matemática. In: FIORENTINI, D.; CRISTOVÃO, E.M. (Org.). Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. (p. 13-36). Campinas: Alínea Editora, 2006.

FIORENTINI, D. Learning and Professional Development of the Mathematics Teacher in Research Communities. Sisyphus - Journal of Education, v. 1, p. 152-181, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Dario/Downloads/3710-9384-1-SM.pdf

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006, 226p.

FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas?. Bolema. V. 27, p. 917-938, 2013.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. Campinas: FE-Unicamp, 2016. v. 1. 488p .

GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: Professor(a) Pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras & ALB, 1998.

LOSANO, A. L.; FERRASO, T. O.; MEYER, C. Narrativas de aulas de matemática no ensino médio: aprendizagens docentes no contexto de Lesson Study Híbrido. Brasília: SBEM, 2021.

RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. California: Sage, 2008

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa; São Paulo, v.37, n.130, p.99-134, jan./abr.2007.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, California, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Maia, M. G. B. (2023). Dario Fiorentini: reflexões pessoais e profissionais que influenciam a comunidade de professores e futuros professores que ensinam Matemática. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 3-19. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3369

Edição

Seção

Entrevista