Dario Fiorentini: reflexões pessoais e profissionais que influenciam a comunidade de professores e futuros professores que ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3369Palavras-chave:
Dario Fiorentini, Entrevista, Educação Matemática, Pesquisa Científica, Formação de professores que ensinam MatemáticaResumo
O presente trabalho traz uma entrevista realizada com o professor Doutor Dario Fiorentini, um dos maiores educadores matemáticos do Brasil, referência na área de formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. A escolha pela entrevista com o professor Dario deu-se por sua longa trajetória acadêmica e por sua imensa contribuição para a pesquisa científica na área da Educação Matemática brasileira. Reconhecido internacionalmente, Dario Fiorentini aposentou-se em 2022 e ainda continua desenvolvendo estudos e investigações que influenciam diretamente a prática docente dos profissionais que trabalham com formação de professores e o ensino de Matemática na Educação Básica e Ensino Superior. Natural de Santa Rosa, interior do estado do Rio Grande do Sul, Dario é vinculado a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo desde agosto de 1988. Inicia-se a entrevista abordando sua trajetória escolar e interesse pela Matemática, destacando ainda aspectos relevantes de seu processo formativo para sua prática acadêmica, seu interesse pelos estudos e pesquisas na área da formação de professores que ensinam Matemática, discutindo o desenvolvimento profissional docente, os grupos colaborativos como espaços de formação, a pesquisa narrativa, os avanços e desafios da pesquisa acadêmica para a formação dos professores de Matemática e suas práticas. Por sua vasta experiência, sem sombra de dúvidas, Dario nos deixa aqui um grande legado de conhecimentos a ser explorado e consequentemente expandido por todos os pesquisadores da área da Educação Matemática.
Downloads
Referências
BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389–407.
CASTRO, F. C.; FIORENTINI, D. Formação docente em matemática para os primeiros anos da escolarização: estudo comparativo Brasil-Portugal. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 7, p. e021030, 2020. DOI: 10.20396/riesup.v7i0.8658542.
CLANDININ, J. D.; CONNELLY, M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 2000.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Relationships of knowledge and practice: teacher learning in communities. Review of Research in Education, London: Sage, n. 24, p. 249-305, 1999.
CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Educação em Revista. V. 34, n. 1, 2018a; p. 1-18. DOI: 10.1590/0102-4698172761.
FIORENTINI, D. (org.) Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. (248 p.)
FIORENTINI, D. Grupo de Sábado: Uma história de reflexão e escrita sobre a prática escolar em matemática. In: FIORENTINI, D.; CRISTOVÃO, E.M. (Org.). Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. (p. 13-36). Campinas: AlÃnea Editora, 2006.
FIORENTINI, D. Learning and Professional Development of the Mathematics Teacher in Research Communities. Sisyphus - Journal of Education, v. 1, p. 152-181, 2013. DisponÃvel em: file:///C:/Users/Dario/Downloads/3710-9384-1-SM.pdf
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006, 226p.
FIORENTINI, D.; OLIVEIRA, A. T. C. C. O Lugar das Matemáticas na Licenciatura em Matemática: que matemáticas e que práticas formativas?. Bolema. V. 27, p. 917-938, 2013.
FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: PerÃodo 2001 a 2012. Campinas: FE-Unicamp, 2016. v. 1. 488p .
GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: Professor(a) Pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras & ALB, 1998.
LOSANO, A. L.; FERRASO, T. O.; MEYER, C. Narrativas de aulas de matemática no ensino médio: aprendizagens docentes no contexto de Lesson Study HÃbrido. BrasÃlia: SBEM, 2021.
RIESSMAN, C. K. Narrative methods for the human sciences. California: Sage, 2008
SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa; São Paulo, v.37, n.130, p.99-134, jan./abr.2007.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Thousand Oaks, California, v. 15, n. 4, p. 4-14, 1986.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.