Criação de animações com a programação Scratch: uma possibilidade para a aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3353

Palavras-chave:

Matemática, Aprendizagem, Programação, Trigonometria, Tecnologias digitais

Resumo

O presente artigo apresenta a criação de animações fazendo uso da programação como uma possibilidade para o estudo da trigonometria no triângulo na Educação Básica. O texto trata-se de um recorte de dissertação de mestrado que pesquisou as contribuições da linguagem de programação Scratch para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados as observações do pesquisador registradas em diário de campo, uma entrevista com os participantes e registros de áudio e vídeo das atividades. Os participantes foram doze estudantes do 2ºano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública do Rio Grande do Sul, que produziram animações envolvendo trigonometria no triângulo retângulo, fazendo uso da linguagem Scratch. O principal aporte teórico utilizado para a análise dos dados foi a Teoria Construcionista de Seymour Papert, que estudou o uso do computador e da programação como ferramentas para a construção do conhecimento. Os resultados apontam que o uso da programação para o estudo da trigonometria resultou em motivação e engajamento dos estudantes durante as atividades, desenvolvimento da autonomia, protagonismo, e melhoria da aprendizagem.

Palavras-chave: Matemática. Aprendizagem. Programação. Trigonometria. Tecnologias digitais.

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Publicado

2023-09-13

Como Citar

Pereira, G. de E., & Costa, L. A. C. da . (2023). Criação de animações com a programação Scratch: uma possibilidade para a aprendizagem de trigonometria no triângulo retângulo. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-14. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3353