Matemática no Ensino Fundamental e Método Chinês de Multiplicação: recompondo aprendizagens em uma escola do Cariri cearense no período pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3332

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Método Chinês de Multiplicação, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica no componente curricular Matemática. Especificamente, objetivou-se apresentar o método chinês de multiplicação e favorecer o desenvolvimento da aprendizagem por meio de grupos de estudantes. As atividades didáticas foram desenvolvidas no ano de 2022, com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Juazeiro do Norte (CE). A intervenção ocorreu em três momentos: conversa diagnóstica sobre dificuldades para multiplicar, explicação do método chinês e formação de grupos para resolução de atividades com materiais manipuláveis. Os estudantes foram estimulados à aprendizagem cooperativa e experimentação matemática usando palitos para proceder a multiplicação de números naturais. Observou-se uma evolução no entendimento da multiplicação, em que a maior dificuldade era “decorar” a tabuada. Os estudantes se mostraram estimulados frente a outro método para efetuar multiplicações e expressaram que a matemática possui vários caminhos para se chegar à mesma resposta.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Ferreira, G. S. S., Viana, C. T. P., & Dullius, M. M. (2023). Matemática no Ensino Fundamental e Método Chinês de Multiplicação: recompondo aprendizagens em uma escola do Cariri cearense no período pós-pandemia. Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-14. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3332

Edição

Seção

Relatos de Experiência