Rampas de Acessibilidade e a Construção de Significados para Seno, Cosseno e Tangente: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3178

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica, Rampas de acessibilidade, Trigonometria, Educação Matemática Crítica

Resumo

Este trabalho apresenta experiências de uma intervenção pedagógica conduzida em turmas de 2º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada no município de Vitória - ES. Foram realizadas intervenções planejadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vitória. Envolveu conceitos de trigonometria, por meio da conscientização da importância de rampas de acessibilidade, sustentada pela educação matemática crítica. Foram utilizados como ferramentas didáticas alguns materiais manipuláveis no Geogebra e uma apresentação durante as intervenções em atendimento remoto síncrono. De acordo com os resultados alcançados, a abordagem crítica é uma alternativa significativa para o processo de ensino e aprendizagem. Ao trabalharmos com a temática em pauta, planejamos uma aula para além dos conteúdos matemáticos, concluindo que a atividade contribuiu para que todos pensassem criticamente sobre esse tema, de extrema importância em nossa sociedade.

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Zetum, Álan F. S., Ramos, L. S., Paiva, M. A. V. ., & Milli, E. P. . (2023). Rampas de Acessibilidade e a Construção de Significados para Seno, Cosseno e Tangente: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica . Educação Matemática Em Revista, 28(80), 1-11. https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3178