Rampas de Acessibilidade e a Construção de Significados para Seno, Cosseno e Tangente: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i80.3178Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Rampas de acessibilidade, Trigonometria, Educação Matemática CríticaResumo
Este trabalho apresenta experiências de uma intervenção pedagógica conduzida em turmas de 2º ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino localizada no município de Vitória - ES. Foram realizadas intervenções planejadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Vitória. Envolveu conceitos de trigonometria, por meio da conscientização da importância de rampas de acessibilidade, sustentada pela educação matemática crítica. Foram utilizados como ferramentas didáticas alguns materiais manipuláveis no Geogebra e uma apresentação durante as intervenções em atendimento remoto síncrono. De acordo com os resultados alcançados, a abordagem crítica é uma alternativa significativa para o processo de ensino e aprendizagem. Ao trabalharmos com a temática em pauta, planejamos uma aula para além dos conteúdos matemáticos, concluindo que a atividade contribuiu para que todos pensassem criticamente sobre esse tema, de extrema importância em nossa sociedade.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, p. 162. 2015.
BRASIL, 2015. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. DisponÃvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: dez 2021.
PAGLIUCA, L. M. F; ARAGÃO, A. E. A; ALMEIDA, P. C. Acessibilidade e deficiência fÃsica: identificação de barreiras arquitetônicas em áreas internas de hospitais de Sobral, Ceará. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41, p. 581-588, 2007.
ROSA, C. T. W; DARROZ, L. M; ROSA, A. B. Estudo das rampas para cadeirantes: uma proposta de tema interdisciplinar para o ensino médio. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, n. 1, 2014.
SÃ, L. C; MILLI, E. P; CHIABAI, Ã. Uma experiência de educação matemática crÃtica com alunos do ensino médio a partir da tabela nutricional de alimentos. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 22, p. 516-530, 2021.
SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
SKOVSMOSE, O. Desafios da Reflexão em Educação Matemática CrÃtica. Campinas-SP: Papirus, 2008.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática CrÃtica: A questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001.
SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crÃtica. Papirus editora, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.