Revisão Integrativa sobre Processo de Abstração em Pesquisas acerca da Formação de Professores que Ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3170Palavras-chave:
Formação de professores, Abstração, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo de revisão integrativa sobre o processo de abstração em pesquisas no contexto da formação de professores que ensinam matemática. Trata-se de pesquisa bibliográfica orientada pela pergunta: como pesquisadores brasileiros, em suas pesquisas de doutoramento, desenvolvem o processo de abstração na formação de professores que ensinam matemática? Seu objetivo é mapear e analisar as teses publicadas, no intervalo temporal de 2010 até 2020, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que abordam o processo de abstração na formação de professores que ensinam matemática, à luz dos fundamentos e desdobramentos da Teoria Histórico-Cultural. Foram analisadas quatro teses, e delas, uma foi desenvolvida no contexto da formação de professores. A análise permitiu concluir que, na região Sul do Brasil, não há teses sobre o tema. Por fim, os achados demonstram apenas como os autores descrevem as abstrações na relação entre concreto e abstrato.
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