Um primeiro olhar do uso de tecnologias digitais como recurso pedagógico para o ensino de Matemática remoto

Autores

  • Gisele Pereira Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.3062

Resumo

Esse estudo, objetivou conhecer o potencial didático do uso do software GeoGebra como Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino de alguns conceitos geométricos em meio remoto. Assim, o percurso metodológico se delineou a partir da metodologia Engenharia didática, realizando a análise preliminar, concepção e análise a priori das situações didáticas, experimentação e análise a posteriori e validação, em que nesta trajetória promoveu a produção de Objetos de Aprendizagem (OA) para a formação de professores da educação básica. Entre os resultados, foi possível perceber, que a produção de OA em tempos de pandemia, apontaram um meio significativo para o ensino e a aprendizagem, garantindo a explanação e experimentação de conceitos matemáticos reconhecidos como ideias fundamentais nos currículos norteadores da educação. Por fim, a articulação entre TDIC com o ensino de Matemática foi uma estratégia pedagógica favorável para a aprendizagem de conhecimentos geométricos na modalidade à distância.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Pereira Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

1º Curso de Bacharelado em Matemática pela Faculdade de Matemática do Ceará-UFC (2011), Curso de Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Matemática do Ceará - UFC (203), Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2013) e Mestrado em Ensino de Matemática Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2018). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC e doutoranda do programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem experiência com ênfase inicial no Ensino de Matemática, na Formação e Continuada de Professores de Matemática da Informação e Comunicação de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. É uma pessoa feliz e fã de Sandy e Junior.

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Oliveira, G. P., & Pereira, A. C. C. . (2022). Um primeiro olhar do uso de tecnologias digitais como recurso pedagógico para o ensino de Matemática remoto. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 180-194. https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.3062

Edição

Seção

Artigos