Por que ?2 é irracional? Buscando explicações nos processos de experimentação mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3007

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Epistemologia, Educação Matemática, Cognição, Comensurabilidade

Resumo

Este artigo é um dos resultados da pesquisa teórica intitulada Os Experimentos Mentais como Metodologia Alternativa para o ensino da Matemática. A intenção deste texto é apresentar uma discussão epistemológica sobre a ideia de números irracionais, destacando a . Neste contexto, apresentamos os Experimentos Mentais como uma possível metodologia alternativa para o ensino da Matemática, auxiliando o debate e levantando contradições e possibilidades na exploração da temática. Esses Experimentos são formas de expor pensamentos por meio de representações como objetos de consideração em uma dada atividade e/ou prova matemática, recorrendo a um contexto teórico bem definido. Tais Experimentos só são possíveis de serem aplicados ao ensino desta ciência se considerarmos que a Matemática é uma atividade semiótica que constrói diagramas, experimenta nesses diagramas e verifica os possíveis resultados.

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Publicado

2023-05-15

Como Citar

Cruz, W. J. da. (2023). Por que ?2 é irracional? Buscando explicações nos processos de experimentação mental. Educação Matemática Em Revista, 28(79), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v28i79.3007