A medida de comprimento nos documentos curriculares: uma análise da introdução desse conteúdo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2894Palavras-chave:
Educação Matemática., Desenvolvimento Curricular, Emai, Medidas, ComprimentoResumo
Este artigo se propôs a analisar as indicações curriculares para a introdução da medida de comprimento nos Anos Iniciais à luz de Clements e Stephan. A investigação, de natureza bibliográfica/documental, procurou relacionar tal introdução proposta nos documentos paulistas – Currículo e material de apoio Emai – às orientações dos documentos curriculares federais e buscar elementos que contribuíssem para a construção cognitiva do conceito de medição. Foi possível observar nas orientações contidas no documento, a preocupação tanto com a função social que o impacto do uso de medidas tem no cotidiano como com os procedimentos que são utilizados para medir. Contudo, não ampliam a discussão acerca da complexidade da construção cognitiva desse saber no ato físico de medir nem na sua quantificação.
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