A Formação de Professores e a Pandemia do COVID-19: relatos de experiência sobre o Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2719Palavras-chave:
Educação Matemática. , Ensino Remoto. , Ensino Presencial. , Vivências de Estágio. , Formação Docente.Resumo
Por meio do presente trabalho, tem-se por objetivo propor reflexões sobre a formação docente, através de relatos e comparações de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática, antes e durante a pandemia do COVID-19. É ressaltado a importância de pensar a formação de professores, entendendo-os como corresponsáveis pela formação de cidadãos e profissionais diversos, considerando a complexidade do contexto educacional. As observações do Estágio Supervisionado ocorreram em dois momentos distintos, porém na mesma unidade escolar, sendo que um deles foi realizado presencialmente com alunos do Ensino Fundamental e o outro, de forma remota com alunos do Ensino Médio. Esses momentos caracterizam-se como processo de forma/ação e de transição de estudante a professor, sendo vivências que mantêm particularidades distintas do estudo teórico, pois interagem e sofrem influências de diferentes realidades, as quais envolvem desafios e mudanças de percepções.
Downloads
Referências
BICUDO, M. A. V. A formação do professor: um olhar fenomenológico. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Formação de Professores? Da incerteza à compreensão. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2003, p. 19-46.
FILLOS, L. M.; MARCON, L. C. J. Estágio supervisionado em Matemática: significados e
saberes sobre a profissão docente. In: Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011,
Curitiba – PR. Anais do Congresso Nacional de Educação, 2011.
GONÇALVES, G. S. de Q. Inserção profissional de egressos do PIBID: desafios e aprendizagens no inÃcio da docência. 2016. 243 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, PontifÃcia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Caderno do Aluno – SP Faz Escola. 2019.
ZUBEN, N. A. V. Formação de Professores, da incerteza à compreensão. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Formação de Professores? Da incerteza à compreensão. Bauru, São Paulo: EDUSC, 2003, p. 47-84.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.