A Formação de Professores e a Pandemia do COVID-19: relatos de experiência sobre o Estágio Supervisionado

Autores

  • Leticia Renata de França Moraes Universidade Estadual Paulista
  • Fabio Alves Menecucci

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2719

Palavras-chave:

Educação Matemática. , Ensino Remoto. , Ensino Presencial. , Vivências de Estágio. , Formação Docente.

Resumo

Por meio do presente trabalho, tem-se por objetivo propor reflexões sobre a formação docente, através de relatos e comparações de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado de uma estudante do curso de Licenciatura em Matemática, antes e durante a pandemia do COVID-19. É ressaltado a importância de pensar a formação de professores, entendendo-os como corresponsáveis pela formação de cidadãos e profissionais diversos, considerando a complexidade do contexto educacional. As observações do Estágio Supervisionado ocorreram em dois momentos distintos, porém na mesma unidade escolar, sendo que um deles foi realizado presencialmente com alunos do Ensino Fundamental e o outro, de forma remota com alunos do Ensino Médio. Esses momentos caracterizam-se como processo de forma/ação e de transição de estudante a professor, sendo vivências que mantêm particularidades distintas do estudo teórico, pois interagem e sofrem influências de diferentes realidades, as quais envolvem desafios e mudanças de percepções.

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Referências

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Moraes, L. R. de F. ., & Menecucci, F. A. (2023). A Formação de Professores e a Pandemia do COVID-19: relatos de experiência sobre o Estágio Supervisionado. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 165-174. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2719

Edição

Seção

Relatos de Experiência