Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos

Autores

  • Andrei Luís Berres Hartmann Universidade Estadual Paulista - Unesp
  • Viviane Cátia Köhler Universidade Federal de Santa Maria - UFSM https://orcid.org/0000-0002-7283-7753
  • Marcus Vinicius Maltempi Universidade Estadual Paulista - Unesp

Resumo

Neste artigo objetivamos apresentar ações voltadas à superação de dificuldades enfrentadas por estudantes de Cursos Tecnólogos da Universidade Federal de Santa Maria, a partir de experiências realizadas, em 2019, em um projeto de ensino, centradas no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma parceria entre a Professora Coordenadora, e docente da instituição, com um Licenciando em Matemática, bolsista do projeto. Os dados foram produzidos por meio de questionários, avaliações e registros pessoais, e analisados seguindo os pressupostos da pesquisa qualitativa. Para atender às ideias propostas, foram realizadas monitorias que contribuíram no aprendizado dos conceitos matemáticos. As ações revelaram a importância da parceria entre a professora coordenadora e o bolsista; contribuições na formação inicial do monitor e futuro professor de Matemática; e a realização de monitorias para o ensino e aprendizagem de Cálculo para um melhor desempenho pelos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Berres Hartmann, A. L., Köhler, V. C., & Maltempi, M. V. (2022). Monitorias como caminho para o ensino e aprendizagem de Cálculo: ações realizadas com estudantes de Cursos Tecnólogos. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 60-74. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2573

Edição

Seção

Relatos de Experiência