Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras

Autores

  • Walber Christiano Lima da Costa Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA http://orcid.org/0000-0003-2440-8564
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Surdos. Operações Fundamentais. Libras. Wittgenstein.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar discussões acerca da aprendizagem das operações fundamentais por alunos surdos. Pela especificidade linguística, os surdos compreendem o mundo de forma diferente do ouvinte e, com isso, se torna importante que, no cenário inclusivo, sejam respeitadas as particularidades deste público-alvo da educação especial e inclusiva. Neste estudo, apresenta-se o embasamento teórico a partir de alguns dos conceitos da filosofia de Wittgenstein e de alguns autores que se debruçam acerca da educação matemática para surdos. Constatou-se que o uso da Libras, aliado a propostas visuais, traz êxito na aprendizagem dos conteúdos matemáticos para os alunos surdos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walber Christiano Lima da Costa, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Professor Adjunto C 601 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Área de Concentração: Educação Matemática e Linha de Pesquisa: Etnomatemática, Linguagem, Cultura e Modelagem Matemática. Pesquisador nos seguintes grupos cadastrados no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Ensino de Matemática - GEPSEM - UNESPAR; Grupo de Estudos de Linguagem Matemática - (GELIM/UFPA); Grupo Juventude, educação e sociabilidades (JEDS/UEPA); Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos: Políticas de Inclusão, Educação Bilíngue, Práticas Pedagógicas, Contextos de Ensino e Formação de Professores (GPES/UNIFESSPA); Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEM/UNIFESSPA). Especialista em: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Metodologia do Ensino de Matemática, Educação Especial e Educação Inclusiva e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais - Libras/Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA). Graduado em Licenciatura em Matemática. Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Possui Certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras pelo PROLIBRAS (MEC/INEP - UFSC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Educação Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem Matemática, Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação de Surdos, Ensino de Matemática, Ensino de Matemática para surdos, Tradução da Linguagem Matemática para alunos surdos, Língua Brasileira de Sinais- Libras, Tradução e Interpretação da Libras e processos psicológicos no ensino e na aprendizagem.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Possui Graduação (1985) e Especialização em Matemática (1988), Especialização em Filosofia do Conhecimento e da Linguagem (1995) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2000) e Doutorado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Estágio Doutoral na Universidade de Paris 7 e Estágio Pós-Doutoral no Institut d?Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques da Université Paris 1 (Sorbonne). Atualmente é professora associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e professora do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, discurso pedagógico, construção do conceito matemático, matemática e linguagens, tradução de textos matemáticos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática.

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Costa, W. C. L. da, & Silveira, M. R. A. da. (2019). Aprendizagem das operações matemáticas fundamentais por alunos surdos usuários da Libras. Educação Matemática Em Revista, 24(65), 128-142. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1992

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva