Progressões Geométricas e Música no Ensino da Matemática: atividades pedagógicas com violões

Autores

  • Christian James Henschel FURB (Universidade de Blumenau)
  • Tânia Baier

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino Médio, Progressões Geométricas, Música, Aprendizagem Significativa,

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma experiência pedagógica ligando matemática com música durante o desenvolvimento de uma oficina realizada no espaço escolar visando à aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos. A oficina foi realizada com alunos de diferentes anos do ensino médio focando o estudo das progressões geométricas na determinação da posição dos trastes de um violão e na determinação das frequências sonoras geradas pela escala igualmente temperada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian James Henschel, FURB (Universidade de Blumenau)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Blumenau - FURB (2016), Especialização em Educação Interdisciplinar (2017) no Instituto Federal Catarinense (IFC) campus Ibirama e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB (2017). Atualmente cursa Licenciatura em Física, no Instituto Federal Catarinense (IFC) unidade urbana de Rio do Sul. Atua como professor do quadro de efetivos na disciplina de matemática no ensino fundamental séries finais da E.M. Christa Sedlacek, em Ibirama.

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Henschel, C. J., & Baier, T. (2020). Progressões Geométricas e Música no Ensino da Matemática: atividades pedagógicas com violões. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 201 - 214. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1742

Edição

Seção

Relatos de Experiência