O software “Maple” no estudo de funções de várias variáveis

Autores

  • Neri Terezinha Both Carvalho niversidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rosimary Pereira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o uso do software MAPLE V na abordagem de funções de várias variáveis, em particular, no estudo do gráfico e de curvas de nível dessas funções. As variáveis didáticas estudadas são de duas naturezas: relativas aos objetos matemáticos estudados (domínio e eixos coordenados). Um aspecto importante evidenciado é a indissociabilidade entre o “nível gráfico” e o “nível teórico”. O gráfico (desenho Maple), por si só não oferece ao aluno a oportunidade de avaliação. É o professor quem questiona e cria situações em classe, que desestabilizam o aluno para que ele continue a investigação, seja do gráfico, do domínio ou das curvas de nível. Para isso, o professor precisa conhecer as limitações e as potencialidades do software escolhido. Ao preparar uma aula com apoio computacional, o professor precisa criar situações, evidenciando esses pontos.

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Publicado

2019-01-12

Como Citar

Carvalho, N. T. B., & Pereira, R. (2019). O software “Maple” no estudo de funções de várias variáveis. Educação Matemática Em Revista, 52-60. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1700

Edição

Seção

Artigos