1) Quem pode participar do Movimento em Rede da Feira de Matemática?
Estudantes da educação infantil ao ensino superior; Professores que ensinam matemática; Dirigentes/gestores educacionais; Pessoas da comunidade e demais interessados.
2) Como podem participar na Feira de Matemática?
Podem participar como expositores, orientadores, avaliadores, membros da comissão permanente, gestores.
Expositores: estudantes matriculados na Educação Básica (compreendendo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Profissionalizante), Educação Superior, Educação Especial e Professores das instituições das redes públicas e privadas, bem como pessoas da comunidade. Essas condições são denominadas pelo Movimento de Categorias.
Orientadores: responsável pelo desenvolvimento do trabalho (em classe ou extraclasse); pelo preenchimento da ficha de inscrição; deve acompanhar os expositores no dia da apresentação do trabalho na Feira. Os trabalhos das categorias Ed Especial e Ed Infantil poderão ter dois orientadores. Nas demais categorias, somente um.
Avaliadores: professores orientadores de trabalhos expostos na FMat; professores que ensinam matemática, profissionais da educação e acadêmicos interessados em avaliação e em FMat.
Membros da Comissão Permanente: pessoas na condição de representantes de distintas instituições/regiões de abrangência da FMat que constituem um coletivo para assessorar sua organização e garantir os seus princípios.
Gestor - pessoa que participa na organização de uma FMat
3) Como é feita a inscrição para participar da FMat?
A inscrição é feita mediante ciência do regimento da FMat, em local/plataforma a ser divulgado pelos organizadores. É necessário no ato da inscrição anexar o arquivo do relato de experiência e/ou pesquisa do trabalho.
4) Qual a diferença de uma feira para outras modalidades de comunicação científica como encontros, simpósio, seminários?
Na FMat, os expositores apresentam o trabalho para o público visitante durante todo o período de exposição.
5) Como é realizada a avaliação do trabalho?
A avaliação dos trabalhos expostos ocorre em paralelo à visitação pública e tem função formativa. É realizada por um coletivo de pessoas que denominamos de grupo de avaliação (três a cinco), em dois diferentes momentos:
A - Individualmente: (i) fazem a leitura do relato de experiência e/ou pesquisa de quatro ou cinco trabalhos; (ii) assistem à apresentação oral desses trabalhos; (iii) emitem, em uma ficha de avaliação, considerações sobre cada trabalho observado e conhecido.
B - Coletivamente - Após o momento individual, reúnem-se no coletivo (coordenados por um dos membros do grupo - o coordenador de grupo de avaliação) para juntos discutirem e emitirem considerações gerais sobre cada trabalho na forma de um relatório síntese, que posteriormente, é encaminhado aos autores do trabalho pela comissão de avaliação.
6) Existe um vencedor na feira?
Não existe vencedor na FMat, pois ela é um espaço de socialização e não de competição. Há uma premiação indicando qual foi a ênfase na qual o trabalho mais se destacou.
7) Como sei se meu Estado organiza Feira de Matemática?
Procure obter informações com a diretoria da SBEM de seu Estado. Eles lhe ajudarão com informações.
|