Apresentação

A Feira de Matemática (FMat), em sua gênese, constituiu em 1985 uma das alternativas buscadas por um grupo de professores, para superar práticas predominantes no ensino de matemática, na época percebidas como tradicionais (FLORIANI; ZERMIANI, 1985).

É concebida como "[...] um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências" (REGIMENTO., 2019, p. 1), visando "[...] enfocar melhor o ensino científico de sala de aula" (FLORIANI; ZERMIANI, 1985, p. 1). Ademais, o ato de socializar em espaço público, "transforma as atividades escolares em verdadeiros laboratórios vivos de aprendizagem científica, co-participada [sic] pela comunidade" (p. 1).

A FMat foi idealizada para ser um espaço de socialização e divulgação de experiências, estudos e atividades matemáticas desenvolvidas em âmbito escolar, principalmente nas salas de aula. Também se constitui em uma oportunidade de incentivo aos participantes e visitantes, dentre eles professores, a se inspirarem, replicarem, adaptarem as práticas para a sala de aula, visando melhorias no processo de ensino e de aprendizagem de matemática. Dessa forma, a FMat se constitui em uma "experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica dos Alunos e Professores, contribuindo para inovação curricular, durante o ano letivo, nas instituições envolvidas" (REGIMENTO., 2019, p. 1).

Atualmente a FMat é parte integrante de um conjunto maior, o Movimento em Rede da Feira de Matemática - MRFMat - que envolve um coletivo de projetos/eventos/ações, dentre os quais se encontram a realização da Feira nos vários 'momentos' - escolar, municipal, regional, estadual e nacional; Seminários de Avaliação; Assembleias realizadas ao final da Feira; Cursos de formação, dentre outros.

Podem participar gestores educacionais, professores, estudantes, pessoas da comunidade ou interessados em FMat, em distintos papéis: expositor, orientador, avaliador, membro da comissão permanente e/ou gestor. Na condição de expositores podem participar: estudantes, professores ou profissionais de todos os níveis da educação escolar oriundos de Instituições públicas, comunitárias e/ou privadas, bem como pessoas da comunidade, que se enquadram nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio e/ou Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Educação Superior, Educação Especial, Professor e comunidade.

A FMat "tem como finalidade incentivar, divulgar, e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas"  (REGIMENTO., 2019, p. 2), tendo como objetivos:

despertar nos estudantes maior interesse na aprendizagem da Matemática; promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias; transformar a Matemática em ciência construída pelo estudante e mediada pelo professor; despertar para a necessidade da integração vertical e horizontal do ensino da Matemática; promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nesta área; Integrar novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensino e aprendizagem.

Os trabalhos inscritos na FMat são expostos ao público interessado em períodos de acordo com a organização e a abrangência, que variam de um ou mais dias. Durante a exposição, ocorre paralelo a visitação a avaliação desses trabalhos,

concebida como um processo que transcende a ideia de classificação ou de seleção, característico de uma avaliação tradicional. Trata-se de um processo cíclico, porém em espiral, em que se busca proporcionar o reconhecimento de informações sobre o trabalho exposto, o estudo sobre potencialidades e possibilidades de melhoria e ampliação dele, a anuência dos avaliadores nas considerações e proposições, a oportunidade da retomada e a continuação da ação avaliativa pelos membros envolvidos no trabalho. (SCHELLER; ZABEL, 2020, p. 704).

Destacamos também que posteriormente à exposição, pode ser feita a publicação dos relatos de experiência e/ou pesquisa desses trabalhos socializados em anais. 

Diante da importância da FMat para a Educação Matemática brasileira tem-se firmado um Acordo de Cooperação Técnico-Científico entre o Instituto Federal Catarinense (IFC), Fundação Universidade de Blumenau (FURB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). O mesmo tem como objeto a implantação de Feiras de Matemática nas Unidades Federativas do Brasil, assim como a organização de Feiras de Matemática, de Seminários e Formação de Professores.

 

Autoras:

Morgana Scheller - Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora do IFC - campus Rio do Sul. morganascheller@yahoo.com.br

Marília Zabel - Doutoranda em Educação Matemática.  Professora do IFC - campus Rio do Sul. marilia.zabel@ifc.edu.br

Araceli Gonçalves - Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica. Professora do IFC - campus Camboriú. Araceli.goncalves@ifc.edu.br


Referências/Bibliografia consultada

FLORIANI, J. V.; ZERMIANI, V. J. Feira de Matemática. Revista de Divulgação Cultural,Blumenau, p. 1-16, dez. 1985.

OLIVEIRA, Fátima P. Z.; PIEHOWIAK, Ruy; ZANDAVALLI, Carla. Gestão das feiras de matemática: em movimento e em rede. In: HOELLER, S. A. O. et al. (Orgs.). Feiras de Matemática: percursos, reflexões e compromisso social. Blumenau: IFC, 2015. p. 67-86.

REGIMENTO DA XXXV FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA. 2019. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/feiradematematica/regimento_3_5_catarinense_feira.pdf>. Acesso em: 30 maio 2022.

SCHELLER, Morgana; ZABEL, Marília. Os Propósitos da Avaliação nas Feiras de Matemática. Bolema,  Rio Claro ,  v. 34, n. 67, p. 697-718,  Maio, 2020 .   doi:  http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a17.