Trajetória Hipotética de Aprendizagem: avanços teóricos e práticos das pesquisas no contexto educacional brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v14i2.3880

Palavras-chave:

Educação Matemática, Metassíntese, Construtivismo, Ensino de Matemática, Inovação Curricular

Resumo

Este artigo aborda avanços teóricos e práticos na pesquisa de trajetórias hipotéticas de aprendizagem (THA) no contexto educacional brasileiro. Por meio de uma metassíntese, foram analisadas 36 dissertações e teses baseadas na THA, revelando diversos objetivos, como a compreensão construtivista do ensino de Matemática, diálogos hipotéticos entre professores e estudantes sobre conceitos matemáticos, identificação de conhecimentos mobilizados por professores na elaboração e desenvolvimento da THA e compreensão do processo de construção do conhecimento de conceitos matemáticos. Os estudos analisados foram motivados por desafios na implementação de inovações curriculares, especialmente relacionados à prática do professor em sala de aula. O artigo amplia a compreensão sobre as diversas aplicações da THA na pesquisa educacional brasileira, evidenciando-a como um modelo teórico-analítico que possibilita a compreensão do ensino de Matemática sob a perspectiva construtivista, abrangendo tanto a aprendizagem do estudante quanto o papel do professor e a implementação de inovações curriculares.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

TRALDI JR., A.; RIBEIRO, R. M. Trajetória Hipotética de Aprendizagem: avanços teóricos e práticos das pesquisas no contexto educacional brasileiro. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 2, p. 1-17, 1 maio 2024.

Edição

Seção

Artigos