O Programa SBEM-FormAção Educação Infantil e Anos Iniciais no contexto pandêmico: expectativas, realizações e desafios para futuras ofertas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3029

Palavras-chave:

Formação Continuada em Serviço, Educação Infantil, Anos Iniciais, Professores que Ensinam Matemática, SBEM

Resumo

Nesse artigo, apresentamos as características do Programa Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fomentado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM-FormAção). Traçamos um panorama geral dos planos de ações (PA) finalizados até o momento em que escrevemos este texto e socializamos alguns dos desafios que surgiram no decorrer da implementação dos mesmos, desenvolvidas em meio ao triste e adverso cenário imposto pela pandemia do COVID-19. Para tanto, iniciamos com as reflexões a respeito da perspectiva de formação presente no Edital SBEM-DNE 01/2020, em articulação com as discussões a respeito do compromisso político da SBEM frente a oferta de ações formativas. Em seguida, apresentamos um breve panorama das ações desenvolvidas e problematizamos alguns dos desafios enfrentados no decorrer desta trajetória. Finalizamos o artigo com os elementos que podem ser considerados em futuras edições desta iniciativa.

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Referências

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

PAULA, ÊNIO F. DE; COSTA , L. P. DA; BANDEIRA , S. M. C.; COUTO, S. . O Programa SBEM-FormAção Educação Infantil e Anos Iniciais no contexto pandêmico: expectativas, realizações e desafios para futuras ofertas. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 3, p. 6-18, 1 maio 2022.

Edição

Seção

Artigos