O Programa SBEM-FormAção Educação Infantil e Anos Iniciais no contexto pandêmico: expectativas, realizações e desafios para futuras ofertas
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3029Palavras-chave:
Formação Continuada em Serviço, Educação Infantil, Anos Iniciais, Professores que Ensinam Matemática, SBEMResumo
Nesse artigo, apresentamos as características do Programa Formação Continuada em serviço para professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, fomentado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Programa SBEM-FormAção). Traçamos um panorama geral dos planos de ações (PA) finalizados até o momento em que escrevemos este texto e socializamos alguns dos desafios que surgiram no decorrer da implementação dos mesmos, desenvolvidas em meio ao triste e adverso cenário imposto pela pandemia do COVID-19. Para tanto, iniciamos com as reflexões a respeito da perspectiva de formação presente no Edital SBEM-DNE 01/2020, em articulação com as discussões a respeito do compromisso político da SBEM frente a oferta de ações formativas. Em seguida, apresentamos um breve panorama das ações desenvolvidas e problematizamos alguns dos desafios enfrentados no decorrer desta trajetória. Finalizamos o artigo com os elementos que podem ser considerados em futuras edições desta iniciativa.
Downloads
Referências
De Paula, E. F., & Cyrino, M. C. C. T. (2020). Aspectos a serem considerados em investigações a respeito do movimento de constituição da Identidade Profissional de professores que ensinam matemática. Educação (UFSM), 45, e28/ 1-29. doi: 10.5902/1984644434406.
Fernandes, F.S., & Valente, W.R. (2019). Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, polÃticas e produção de conhecimento. Boletim de Educação Matemática – BOLEMA, 33 (63), IV-XIX. doi.org/10.1590/1980-4415v33n63e01.
Gatti, B. A., Barreto, E. S. S., André, M. E. D. A. M, & Almeida, C. A. A. (2019). Professores do Brasil: novos cenários de formação. BrasÃlia: UNESCO.
Ghedin, E. (Orgs). (2015). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crÃtica de um conceito. São Paulo: Cortez, p. 17-52.
SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2020). Edital SBEM-DNE 01/2020 - Formação Continuada em serviço para Professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental - Programa - SBEM - FormAção.
SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2020). Edital SBEM-DNE 02/2020,2020 - Constituição da Comissão de Avaliação e Acompanhamento - Programa – SBEM – FormAção.
SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2022). Missão. BrasÃlia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.