Agência e seu deslocamento no uso de materiais curriculares de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2884

Palavras-chave:

Currículos de Matemática, Materiais Curriculares, Relação Professor-Materiais Curriculares, Agência

Resumo

A relação entre materiais curriculares e professores que ensinam Matemática tem sido objeto de estudo nos Estados Unidos desde o início dos anos 1990; no Brasil, mais recentemente, esse tema vem se constituindo enquanto campo de investigação no âmbito da Educação Matemática. No contexto das discussões brasileiras, este estudo tem por objetivo compreender o deslocamento de agência no uso de materiais curriculares por professores que ensinam Matemática. Embasados nas ideias sobre conhecimento profissional docente que está no bojo das discussões sobre a relação ora apresentada, bem como os conceitos de agência e deslocamento de agência que ocorrem no processo de planejamento e ação do professor, recorremos a uma entrevista semiestruturada com quatro professores que ensinam Matemática. Subsidiados pela lente metodológica do Núcleo de Significação, identificamos como resultado da apreensão dos sentidos e significados que ora os professores se assumem como agência, ora delegam a agência ao livro didático. Em algumas situações, os estudantes também são reconhecidos como agência, e há momentos ainda que os professores conferem o poder de decisão ou agência tanto aos materiais quanto a si mesmos, quase que simultaneamente. As discussões mostram que o deslocamento de agência requer mais compreensão do papel de professores e materiais no desenvolvimento curricular, assim como requer a mobilização de conhecimentos acerca da Matemática, seu ensino e dos currículos.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

SOARES, M. C. R. A.; JANUARIO, G.; LIMA, K. Agência e seu deslocamento no uso de materiais curriculares de Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 1, p. 72-86, 1 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos