Relações entre significados de problema em documentos curriculares e compreensões sobre seu papel no ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2865Palavras-chave:
Problemas de Matemática, Documentos Curriculares Oficiais, Teoria Histórico-Cultural, Problemas Desencadeadores de Aprendizagem, Formação inicial de Professores de MatemáticaResumo
O artigo discute os significados sobre o papel do Problema em documentos curriculares, que são objeto de estudos sobre currículo durante a formação inicial de professores, e como esses significados se relacionam com compreensões sobre o papel do Problema no ensino de matemática. A pesquisa tem como fundamentação teórica a Teoria Histórico-cultural. Os resultados apontam para indícios de que os textos oficiais contribuem para reforçar significados a respeito do papel do Problema nas práticas de ensino de matemática, os quais estão relacionados às ideias de que os Problemas seriam instrumentos de aplicação de lições ensinadas previamente, instrumentos de integração com outras disciplinas escolares ou, ainda, instrumentos de avaliação.
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